Quem foi Antônio Francisco Lisboa Brainly?

Quem foi Antônio Francisco Lisboa Brainly?

Também conhecido como Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa nasceu em 29 de agosto de 1738, em Ouro Preto, e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial no Brasil. A origem de seu apelido se deve à uma doença que contraiu por volta de 1777.

Quais são as principais características do barroco na literatura?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quem foi Aleijadinho e qual sua importância para o barroco explique?

Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

Qual a doença que Aleijadinho tinha?

Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés.

Quem foi Antônio Francisco Lisboa e qual foi a sua importância para o barroco mineiro?

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

Qual a importância da obra de Antonio Francisco Lisboa Aleijadinho para a cultura mineira e brasileira?

Aleijadinho foi o agente que, depois de mais de duzentos anos de tradição portuguesa ditando as linhas gerais da Arquitetura religiosa no Brasil Colônia, procurou e inaugurou uma caminho novo, que daria frutos na produção de uma escola importante, da qual também fariam parte, alguns dos principais mestres portugueses ...

Quem foi Antônio Francisco Lisboa e qual foi a sua contribuição artística?

Resposta. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. ... Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.

O que foi estilo rococó e sua importância para a arte brasileira no período colonial?

leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções); Escultura:Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração.

O que foi o rococó no Brasil?

O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse estilo chegou a América do Sul em meados do século XVIII e, no Brasil, teve grande representação por meio do mobiliário desse período e ficou conhecido como estilo Dom João V.

Quais elementos lhe ajudam a reconhecer os estilos barroco e rococó no Brasil?

O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.

Qual o objetivo do rococó?

Diferentemente do Barroco, entretanto, o Rococó não está preocupado com questões religiosas; é uma arte evidentemente aristocrática, voltada para a alta classe, que prezava o estilo suntuoso, como foi o Barroco, porém mais elegante, leve e intimista, com o objetivo de satisfazer uma sociedade nutrida pela liberdade, ...

Quais as principais características da pintura rococó?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.

O que os artistas do rococó utilizavam?

O estilo Rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha. Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha como principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos.

Quais os principais temas utilizados no estilo rococó?

Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.

Quais eram os materiais preferidos dos escultores do Rococó para realizarem o seu trabalho?

Os materiais mais utilizados foram a pedra e o bronze (para as grandes obras escultóricas de exterior); também o bronze, o ouro e a prata ( para a escultura de pequena dimensão e objectos ornamentais); a madeira, a argila, o estuque e o gesso (estes dois últimos muito usados na decoração mural dos interiores, ...

Quais as características do estilo neoclássico?

Pintura Neoclassicista A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas. Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.

São características da arte neoclássica exceto?

São características da arte neoclássica, EXCETO: A) Influência da arte da Grécia e de Roma.