O que é um transporte passivo?

O que é um transporte passivo?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Qual a diferença entre a difusão simples e facilitada?

A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.

Quais fatores interferem na velocidade difusao simples?

Na difusão simples, as substâncias entram e saem da célula por meio da membrana apenas pela força do gradiente de concentração. A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios.

Qual a diferença entre transporte ativo primário e secundário?

O transporte ativo pode ser classificado em primário quando a proteína transportadora utiliza energia a partir de uma reação química exotérmica, e secundário quando o movimento independe diretamente do ATP e está associado à diferença de concentração de íons estabelecida pelo transporte ativo primário.

Quais são os dois tipos de endocitose?

Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.

São exemplos de endocitose?

A vesícula formada pela membrana que contém a molécula absorvida desprende-se e leva a molécula para o meio intracelular. Um exemplo de endocitose no corpo humano é a absorção de colesterol para a síntese de membrana e outros esteroides.

O que é o processo de endocitose?

A endocitose é um processo em que a membrana plasmática sofre invaginação com a finalidade de trazer para a célula macromoléculas importantes para seu funcionamento.

O que é o fagossomo?

Fagossoma é a vesícula formada quando uma célula fagocita, por meio de pseudópodes materiais de natureza sólida que permanecem envolvidos por uma pequena quantidade de membrana proveniente da membrana plasmática.

Como é o processo de Exocitose?

No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.