O que é a afasia de Broca e de Wernicke?

O que é a afasia de Broca e de Wernicke?

Áreas de Broca e Wernicke. Afasia de Broca ou afasia expressiva é um transtorno neurológico caracterizado pela dificuldade em se expressar verbalmente, porém com a compreensão preservada.

O que é afasia de expressão?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

O que é afasia motora?

Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.

O que é afasia Transcortical motora?

A afasia motora transcortical é tipicamente causada por um acidente vascular cerebral localizado perto da área de Broca, logo à sua frente. Afasia Sensorial Transcortical: Os sobreviventes de derrame com esse tipo raro de afasia não conseguem compreender o que os outros dizem, mas podem falar fluentemente.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

Foi descoberta em 1861 pelo cientista francês Paul Broca e denominado por David Ferrin como Aire de Broca - centre moteur de la parole (área de Broca - Centro motor da fala). Broca descobriu a ligação entre a fala e uma região específica do cérebro ao fazer, em 1861, a autópsia de M.

Quando o AVC afeta a fala?

Os quadros de afasia instalam-se abruptamente, como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como derrames cerebrais. De uma hora para outra, o afásico perde a capacidade de compreender e/ou formular a linguagem.

Como processamos a fala no cérebro?

Os Centros Cerebrais da Linguagem, no hemisfério esquerdo, comportam estruturas que processam as palavras e as frases, assim como estruturas que asseguram a mediação entre os elementos do léxico e a gramática.

O que estuda a neurofisiologia da linguagem?

O estudo da neurofisiologia da linguagem é de suma importância para profissionais que lidam de forma direta e indireta com patologias da comunicação, como psicólogos, pedagogos, professores, fonoaudiólogos, entre outros, pois possibilita compreender os processos neurais da constituição da linguagem e da comunicação, ...

Como ocorre o processo de produção da fala?

A voz é produzida na laringe, onde se encontram as pregas vocais, que no acto da fala se aproximam suavemente e realizam um movimento de vibração, graças à passagem do ar que vem dos pulmões durante o acto de expiração, sendo produzido o som.

Quais são os articuladores responsáveis pela produção da fala?

Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo: lábio inferior, língua, véu palatino e cordas vocais. Os articuladores passivos Page 2 são: lábio superior, dentes incisivos superiores, alvéolo, palato duro, véu palatino e úvula.