O que é sintaxe de regência?

O que é sintaxe de regência?

A sintaxe de regência ocupa-se do estudo dos tipos de ligação existentes entre um verbo (regência verbal) ou nome e seus complementos (regência nominal). Dessa maneira, haverá os termos regentes, aqueles que precisam de um complemento, e os termos regidos, aqueles que complementam o sentido dos termos regentes.

Qual a diferença entre regência nominal e verbal?

O que é regência verbal? ... Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

O que é regencia verbal exemplo?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).

Qual é a regência do verbo querer?

1) Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar. ... 2) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar. Exemplos: Quero muito aos meus amigos.

Quem assiste um filme?

Os espectadores (AO 1990: espectadores ou espetadores) são aqueles que apreciam um evento. Usualmente utiliza-se o termo para denominar aqueles que apreciam as artes cênicas, a música, o esporte ou desporto , a televisão, o cinema e os espaços arquitetônicos. São pessoas que assistem, escutam e recebem informações.