O que foi o movimento artístico barroco?

O que foi o movimento artístico barroco?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Qual era a preocupação do barroco?

O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. ... A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.

Quem foi principal representante do barroco brasileiro Escreva sobre suas obras?

Barroco no Brasil O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Quem é o principal representante do barroco no Brasil e qual era sua Matéria-prima?

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

Quais eram as características da arquitetura barroca?

Principais características da arquitetura barroca A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo.

Quais as características da música barroca?

Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.

Qual o principal instrumento do Música Barroca?

órgão

Quais são os gêneros vocais mais importantes do barroco?

A cantata é tida como o tipo mais importante de música de câmara vocal do período barroco. O gênero ficou um pouco esquecido nos períodos posteriores, como o Classicismo e o Romantismo, e retornou no século XX com alguns compositores que resgataram elementos da música antiga em suas obras.