O que é ectasia e congestão?

O que é ectasia e congestão?

O nome ectasia significa aumento, então o que está ocorrendo é um aumento da vascularização do estômago. Doenças hepáticas, inflamações no estômago, ou obstruções dos vasos de drenagem do sangue gástrico podem levar à isso! Algumas situações benignas também!

O que causa a ectasia?

Possíveis causas Além disso, outras causas que aumentam o risco de desenvolver ectasia da aorta são sofrer de aterosclerose, hipertensão, diabetes, colesterol alto, estenose aórtica ou doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos.

O que causa a dilatação da raiz da aorta?

Algumas relações pode contribuir para que ocorra essa dilatação, dentre elas a aterosclerose, doenças do tecido conjuntivo como a Sindrome de Marfan e Ehlers-Danlos, problemas com a válvula aórtica, infecções não tratadas como sífilis e lesões traumáticas.

O que causa a dilatação da veia aorta?

Classificação quanto às causas A etiologia aterosclerótica, ainda que discutível, está relacionada com o facto dos aneurismas e a aterosclerose partilharem fatores de risco, como o tabagismo, a idade e a hipertensão. A aterosclerose enfraquece a parede da aorta, facilitando a sua dilatação.

O que é ectasia no rim direito?

A dilatação pielocalicial, também conhecida como ectasia dos cálices renais ou rim dilatado, é caracterizado pela dilatação da porção interna do rim.

O que é ectasia do sistema coletor do rim?

A dilatação pielocalicial, que quando discreta é também conhecida como ectasia da pelve e cálices renais, pode ser consequência de algum bloqueio ao fluxo de urina para a bexiga. Essa complicação pode ser o primeiro sinal de algum problema no aparelho urinário.

O que é ectopia renal?

A ectopia renal refere-se a um rim situado em qualquer local que não seja a fossa renal.

Quais as malformações relacionadas a rotação dos rins?

ANOMALIAS DE ROTAÇÃO A má rotação dos rins (Figura 5) é comumente associada a um rim ectópico ou em fusão, além da possibilidade de obstrução parcial da pelve e ureter dos rins. Pode ocorre em ambos os rins e observam-se mais a rotação incompleta e a não rotação quando comparada aos outros subtipos(18).

Qual a função da coluna renal?

O córtex estende-se da cápsula verdadeira até a base das pirâmides renais e também é encontrado entre essas estruturas, formando as colunas renais. Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo.

O que é duplicidade de rim?

Por definição, consiste numa unidade renal que contém dois sistemas pielocali- ciais associados a ureter único ou bífido, designada duplicidade parcial, ou a dois ureteres que drenam separadamente na bexiga, constituindo a forma completa(2,3).

É possível uma pessoa ter 3 rins?

De acordo com o médico urologista Robyn Webber, ter três rins em apenas um lado do corpo é extremamente raro. “Há, talvez, menos de cem casos descritos na literatura”, explica.

O que é hipertrofia da coluna de Bertin?

A hipertrofia da coluna de Bertin é uma variante do normal e constitui o parênquima polar não reabsorvido de um dos dois sub-rins, que se fundem para formar o rim normal. Muitas vezes essa alteração pode ser confundida com lesão expansiva sólida.

O que é o ureter?

Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.

Como funciona o ureter?

O ureter tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra.

Qual a principal função da ureteres?

Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga.

O que é uretra e qual a sua função?

Função. A função da uretra é levar a urina para o exterior do organismo. Ela possui um esfíncter que por meio da contração ou relaxamento permite o controle da saída de urina.

Onde está localizado o ureter?

São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. ... A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.

Qual a diferença entre a uretra e ureter?

Ureter são dois tubos responsáveis de conduzir a urina dos rins até a bexiga. Já a uretra, é o tubo fibro-muscular responsável por levar a urina da bexiga pra fora do corpo.

Como saber se a pedra sai do ureter?

Muitas vezes o paciente consegue reconhecer que há um pedra na sua uretra, na iminência de sair. Geralmente, pedras menores que 0,5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

Quando o cálculo renal está na uretra?

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Como eliminar pedra no ureter?

Após tratamento da infecção, a pedra pode ser retirada. Em algumas situações, é colocado um cateter chamado “duplo J” dentro do ureter para ajudar na drenagem de urina para a bexiga, já que o cálculo está obstruindo sua passagem. Esse cateter é de uso provisório e deverá ser retirado após algumas semanas.

O que fazer para ajudar a expelir pedra?

Alguns remédios caseiros podem ser usados para tratar as pedras nos rins como, por exemplo, tomar o chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, pois possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que combatem a inflamação causada pela passagem destas pedras pelo trato urinário.

O que é bom para expelir pedra nos rins?

Medicamentos Assim, o nefrologista pode indicar anti-inflamatórios, como o Diclofenaco e o Ibuprofeno, analgésicos, como o Paracetamol, ou anti-espasmódicos, como o Buscopam. Além disso, o médico poderá indicar que a pessoa faça uso de medicamentos que promovam a eliminação das pedras, como o Alopurinol, por exemplo.