Para que serve o Paquimetro e micrometro?

Para que serve o Paquimetro e micrometro?

Em termos rudimentares, o paquímetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro.

O que é a resolução de um paquímetro?

A resolução de um paquímetro é a distância compreendida entre a 1ª subdivisão do nônio e a subdivisão subseqüente na escala fixa. Se o nônio mede X mm, e é dividido em n partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas do nônio é X/n.

Para que serve o cursor do paquímetro?

O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.

O que é e para que serve o Paquimetro?

O paquímetro é um instrumento utilizado por diversos profissionais para medir com precisão objetos pequenos, como parafusos e roscas, a profundidade de furos, rasgos e buracos, além de outras medidas. O paquímetro é capaz de realizar quatro tipos diferentes de medidas: interna, externa, profundidade e ressalto.

Como se faz a leitura de Paquimetro?

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.