O que é texto literário e não?

O que é texto literário e não?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.

O que difere um texto literário do texto acadêmico?

O texto científico é informativo: dá conta de algo que se sabe e que se transmite a alguém. O texto literário registra uma viagem exploratória: ao mesmo tempo em que tenta descobrir, permite ao leitor acompanhar o processo de descoberta. Neste sentido ele é primitivo, como o mito.

Qual a diferença entre linguagem científica e literatura?

A linguagem científica é regida por normas para sua execução, enquanto a literatura pode ser escrita a mão livre. Sim, pode-se afirmar que a literatura tem espaço no mundo acadêmico. A literatura engajada compreende a literatura em que o autor tem um objetivo ideológico ou político a ser transmitido.

Qual a diferença entre a linguagem literária e não literária?

Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.

O que significa linguagem não literária?

Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.