Quais foram os pontos negativos das grandes navegações?

Quais foram os pontos negativos das grandes navegações?

Surgimento de espécies exóticas e invasoras em vários lugares, devastação dos nativos, empobrecimento de cidades do Oriente Médio (que vendiam produtos para os europeus), disseminação de doenças, ressurgimento do escravismo, entre outros.

Quais as consequências positivas e negativas da expansão marítima europeia?

– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.

O que foram as grandes navegações Brainly?

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

O que foram as grandes navegações e quais seus objetivos?

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Quais os objetivos das grandes navegações Brainly?

O objetivo principal das grandes navegações era buscar uma outra rota marítima que levasse as índias. Porque, grande parte das rotas comerciais estavam já dominadas pela Itália, então diversos países europeus se lançaram ao mar em busca de novas formas para chegar as índias.

Quais eram as rotas propostas pelos portugueses e espanhóis nas grandes navegações?

Os reis espanhóis também se dedicaram ao empreendimento das grandes navegações e possuíam embarcações capazes de igualar os feitos dos portugueses no mar. Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico.