O que é o significado de retumbante?

O que é o significado de retumbante?

adjetivo Que provoca um som muito alto, intenso, de grande repercussão, capaz de se fazer ouvir ao longe; bombástico: ouviram o brado retumbante.

Qual é o sinônimo de retumbante?

1 sinônimo da palavra retumbante: Principais sinônimos de retumbante: 1 ressonante.

O que quer dizer a palavra brado?

Grito, exclamação; clamor; queixa.

Qual o significado o brado de liberdade?

Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".

O que significa o brado de liberdade?

A palavra "brado" aparece no Hino Nacional Brasileiro, junto ao termo "retumbante", para reforçar a ideia de que o brado de "Independência ou Morte!", que D. Pedro II bradou às margens do rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, ecoou pelo país..

Qual o significado da palavra Ipiranga do hino nacional?

Ipiranga significa água vermelha ou água barrenta. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio. ... A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”. Data de atualização:

O que significa Ouviram do Ipiranga as margens plácidas?

Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado "Independência ou morte" nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Quem Ouviram do Ipiranga?

Há quem diga que quem ouviu não aparece no hino, é um “ouviram” geral, todo mundo e ninguém em particular, o famoso “sujeito indeterminado” da língua portuguesa. Outros juram que é o “povo heroico” do terceiro verso, que ouviu o “brado retumbante” de Dom Pedro I.

O que o autor do Hino Nacional quis dizer com a frase gigante pela própria natureza?

"Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza." Explicação: Os versos ressaltam a variedade de riquezas naturais do Brasil.

O que quer dizer o que é gigante pela própria natureza?

Que o mundo é grande devido a sua exuberante fauna e flora. Significa que ele é rico em natureza.

Porque o autor usou a expressão Novo Mundo na letra do hino nacional?

Resposta. Porque era assim que os Europeus chamavam a América, um continente totalmente novo, e assim ganhou o apelido de novo mundo. América significa uma coisa desconhecida.

Como a liberdade foi conquistada?

Antes de ser assinada a Lei Áurea boa parte da população negra, já gozava da liberdade, mediante a um longo processo iniciado com o fim do tráfico negreiro em 1850. ... No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a 3.