O que é oração reduzida de gerundio?

O que é oração reduzida de gerundio?

Denominam-se orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais. Essas orações podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas, sendo classificadas como as desenvolvidas correspondentes.

O que é oração reduzida de participio?

Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria.

O que é uma oração subordinada adverbial reduzida?

Orações subordinadas reduzidas são orações subordinadas nas quais não há conectivo, e o verbo se encontra numa forma nominal. Podem ser classificados em três tipos, conforme a forma nominal em que se encontra o verbo.

O que é uma oração subordinada?

Orações complexas que exercem função sintática com a oração principal. As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. A gramática da língua portuguesa estabelece dois tipos de períodos – o período composto por coordenação e o período composto por subordinação.

O que é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal.