Como fazer uma subtração de fração?

Como fazer uma subtração de fração?

Subtração de frações: denominadores iguais Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.

Como fazer uma soma de fração com denominadores diferentes?

Soma de frações com denominadores iguais Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.

Como eliminar o denominador de uma fração?

As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...

Como resolver divisão de fração com denominadores iguais?

c) Na operação de divisão devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração, ou seja, multiplica o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplica o denominador da primeira pelo numerador da segunda. Portanto, 3/5 dividido por 1/10 é igual a 6.

Como sumir com um denominador?

Outra ténica para resolver equações com frações é a de anular os denominadores a partir de um número multiplicado em ambos os membros. O melhor valor para desempenhar este papel de multiplicador é o mmc entre os denominadores.

Quando eliminar o denominador de uma fração?

A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.