O que é onda longitudinal?

O que é onda longitudinal?

ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras.

O que são ondas longitudinais e transversais?

As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais. As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.

Qual é o conceito de onda?

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.

O que é propagação transversal?

- propagação transversal: quando a direção da vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. - propagação longitudinal: é aquela em que a direção da vibração é a mesma em que se efetua a propagação da onda.

Qual o conceito de onda e como podemos Classificá-las?

Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.

Qual a definição de onda mecânica?

As ondas mecânicas são perturbações que se propagam devido à continuidade de um determinado meio material. A Figura 3.1. mostra alguns exemplos de ondas mecânicas: a) numa mola, b) numa corda , c) num lago. O próprio som é um exemplo de um uma onda mecânica de pressão que se propaga no ar ou nos sólidos.

São exemplos de ondas transversais a?

Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.

O que são ondas transversais resposta?

Ondas transversais: propagam-se em direções perpendiculares às do estímulo responsável por produzi-las. Por exemplo: ao balançarmos uma corda para cima e para baixo, a onda que é produzida desloca-se para frente, na direção horizontal.