O que é Qi e Xue?

O que é Qi e Xue?

Xue significa “sangue” e segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que possui uma conotação diferente da ocidental, ele não pode ser separado do Qi, que é quem o move. O Sangue possui a função de nutrir e umedecer o organismo, além de dar origem e suporte à Mente (Shen).

O que é deficiência de Yin?

A deficiência de Yin é um distúrbio mais profundo do corpo e pode afetar cada um dos Órgãos e Vísceras. As síndromes vistas com frequência na prática são as deficiências de Yin do Fígado, do Coração, do Pulmão e do Rim. A deficiência de Yin pode danificar a substância dos Órgãos envolvidos.

O que faz mal ao baço?

Problemas de fígado Problemas no fígado como cirrose, obstrução das veias hepáticas, aneurisma da artéria esplênica, insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão portal também podem provocar o aumento do baço e levar ao surgimento de dores no lado esquerdo superior do abdômen.

Qual Exame de sangue detecta problema no baço?

Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.

Quando se deve retirar o baço?

A principal indicação da esplenectomia é quando há algum dano ou rompimento do braço, no entanto, essa cirurgia pode também ser recomendada em casos de doenças no sangue, alguns tipos de câncer ou devido à presença de cistos ou tumores não malignos.

Quando é indicado a esplenectomia?

A esplenectomia é indicada em casos de doenças no sangue, como esferocitose ou quando há doença no baço, como câncer por exemplo e, normalmente, a cirurgia é feita por laparoscopia, sendo realizado uns pequenos furinhos no abdômen que tornam a cicatriz muito pequena e aumentam a chance de uma alta mais precoce do que ...

O que é esplenectomia em cães?

A esplenectomia é indicada para casos de torção ou ruptura esplênica, esplenomegalia sintomática e massas esplênicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a resposta dos reticulócitos e do hematócrito em cães submetidos à remoção parcial do baço.

O que é uma esplenectomia?

Entre os tipos de cirurgia do baço mais comuns está a Esplenectomia, na qual o órgão pode ser removido total ou parcialmente, podendo ser realizada por via aberta ou minimamente invasiva (laparoscópica clássica ou robótica).