O que é preciso para ser um auditor ambiental?

O que é preciso para ser um auditor ambiental?

Pré-requisito: O profissional deve ter formação, no mínimo, do curso médio (segundo grau) ou equivalente. Conteúdo Programático Estrutura, interpretação e aplicação da Norma ISO Legislação Ambiental; Tecnologia e Controle Ambiental; Aspectos e Impactos Ambientais; Técnicas de Auditoria; Estudo de caso.

Quem pode fazer uma auditoria ambiental?

Auditor: indivíduo que realiza uma auditoria, ou parte dela (como membro da equipe de auditoria), e que atende aos critérios especificados nas normas e legislações pertinentes. ...

Quais são os tipos de auditoria ambiental?

Conheça os diferentes tipos de auditoria ambiental

  • Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória) Avalia se a empresa está adequada às normas ambientais aplicáveis à sua área de atuação. ...
  • Auditoria de Responsabilidade. ...
  • Auditoria de Descomissionamento. ...
  • Auditoria Pós-acidente. ...
  • Auditoria de Cadeia Produtiva.

Qual é o objetivo da auditoria ambiental?

A auditoria ambiental tem como objetivo caracterizar a situação da empresa para fornecer um diagnóstico atual no que diz respeito a poluição do ar, águas e resíduos sólidos, favorecendo a definição das ações de controle e de gerenciamento que deverão ser tomadas para proporcionar a sua melhoria ambiental.

Qual é o principal objetivo da auditoria?

A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

Quais os objetivos da auditoria ambiental em empresas?

Assim, verifica-se que as auditorias ambientais possuem objetivos de identificação e documentação do status da conformidade ambiental, o auxilio em melhorar o desempenho ambiental das organizações, o aperfeiçoamento do sistema de gestão ambiental, a proteção da organização em relação às suas responsabilidades ...

Qual é a importância da auditoria ambiental para a manutenção dos sistemas de gestão ambiental?

A auditoria ambiental no gerenciamento de resíduos é uma importante ferramenta para à verificação e avaliação da situação do gerenciamento dos resíduos gerados na empresa. Além disso, confronta se a organização segue as normas e legislações pertinentes à gestão de resíduos.

Como funciona a auditoria ambiental no Brasil?

A auditoria ambiental é uma ferramenta de gestão ambiental definida pela norma NBR ISSO 14.

O que é uma auditoria de sistema de gestão ambiental?

A auditoria de sistema de gestão ambiental é uma ferramenta de gestão muito utilizada para identificar falhas e problemas ambientais na empresa para, então, buscar a adequação. As normas da série ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental - SGA, é que rege a auditoria de sistema de gestão ambiental.

Quais as normas ABNT para auditoria ambiental no Brasil?

As três normas relativas à auditoria ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que consistem em traduções das normas da International Organization for Standardiza- tion - ISO, são: NBR ISO 14010 (ABNT, 1996c), NBR ISO 14011 (ABNT, 1996d) e NBR ISO 14012 (ABNT, 1996e).

Como surgiu a auditoria ambiental?

A auditoria ambiental surgiu nos Estados Unidos no final da década de 70 com o objetivo principal de verificar o cumprimento da legislação. Ela era vista pelas empresas norte-americanas como uma ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar, de forma antecipada, os problemas provocados por suas operações.

Como a auditoria ambiental auxilia na implantação e nos processos de certificação do sistema de gestão ambiental das empresas?

A auditoria ambiental é um processo gerenciado por um auditor líder, acompanhado por uma equipe, tendo por objetivo avaliar se as empresas estão agindo em conformidade com as leis ambientais. ... Por consequência, passou a valorizar mais os produtos ecologicamente corretos, que não causam danos ao ambiente.

O que é auditoria ambiental avalie o caso específico desta fábrica e sugira um tipo de auditoria ambiental para o caso justifique Adicionalmente explique porque o processo geral de auditoria visa melhorias contínuas?

Auditoria Ambiental é um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, se a conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios específicos, para identificar áreas de risco e problemas de infração ou desvio no cumprimento das normas ...

Qual é o principal objetivo da implantação da ISO 14001 em uma organização?

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.

Como obter o certificado ISO 14001?

Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.

Quais as recomendações básicas para implantação da política ambiental na empresa?

Como a própria norma ISO 14001 destaca, ela deve ser apropriada às atividades, aos produtos e processos da empresa, deve incluir o comprometimento de todos com a melhoria contínua e a prevenção da poluição, refletir os valores e princípios da organização, atentar para o cumprimento da legislação vigente, garantir o ...