Quanto ao comportamento de abstrair?

Quanto ao comportamento de abstrair?

Abstrair, de acordo com Skinner, é emitir um comportamento sob controle de uma propriedade (ou algumas propriedades) do estímulo, que é comum a mais de um estímulo e, ao mesmo tempo, não ficar sob o controle de outras propriedades (ignorá-las).

O que são comportamentos operantes discriminados?

Operante discriminado: comportamento operante sob o controle de certos estímulos, e não de outros. Operante livre: é a condição na qual o organismo fica para emitir a próxima resposta, após ter finalizado uma anterior.

Como a análise do comportamento define atenção?

Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.

O que deve ser considerado para se definir um estímulo como discriminativo?

O estímulo discriminativo é a ocasião em que uma determinada resposta, e não outra, é contingentemente seguida de um evento reforçador. ...

O que é estímulo aversivo exemplo?

Estímulo aversivo é algo que causa desprazer, algo que cause um incômodo, como dor fisica, constrangimento, dor emocional, etc.

O que é um estímulo antecedente?

É importante notar que, no comportamento respondente, o principal determinante é o estímulo antecedente, isto é, aquele que vem antes da resposta, enquanto, no comporta- mento operante, o principal é o estímulo consequente, ou seja, aquele que sucede a respos- ta.

O que é topografia da resposta?

A topografia de uma resposta pode ser entendida como o produto da atividade motora de um organismo em um dado momento. Enquanto que a função de uma resposta é o sentido atribuído a esses movimentos. Dessa forma, a função de uma resposta é dada pela unidade da atividade motora do organismo em relação ao ambiente.

O que é um estímulo Delta?

Os contextos onde existe probabilidade de uma determinada resposta ser reforçada são chamados estímulos discriminativos, ou SD; os contextos onde não existe a probabilidade da resposta ser reforçada, são chamados estímulos delta, ou S∆.

Qual a diferença entre comportamento de esquiva e estímulo aversivo?

Resposta: Os estímulos aversivos são chamados assim quando sua retirada do ambiente for reforçadora. ... O Comportamento de Esquiva é um comportamento que evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo.

O que é fuga psicologia?

Ato de fugir ou evadir-se para escapar a um perigo. Uma condição ou estado em que o paciente abandona subitamente a sua atividade anterior e começa a vaguear ou empreende uma viagem que não parece ter relação alguma com o que estava fazendo antes e com respeito à qual, depois, apresenta amnésia.

O que é bloqueio de esquiva?

Isto é, bloquear esquiva emocional dos clientes e fazê-los aceitar emoções. Mas o terapeuta vivência emoções no decorrer deste processo. Terapeutas que se esquivam das próprias emoções, com certeza evitariam este enfoque.

O que é reforço positivo?

Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.

O que é reforço negativo na psicologia?

Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.

O que é a contingência de reforço negativo?

Reforço negativo é um termo descrito por BF Skinner teoria de condicionamento operante. Em reforço negativo, uma resposta ou comportamento é reforçada por parar, remover ou evitar um resultado negativo ou estímulo aversivo.

O que é reforço negativo e positivo de um exemplo para cada caso?

Na escola, por exemplo, reforço positivo é entendido como “elogiar o aluno”, e reforço negativo como “repreender ou depreciar o aluno”. Embora esses eventos possam fazer parte do processo que chamamos de reforço, isolados eles não podem ser interpretados como tal.

Mais tópicos