O que é o Ultrarromantismo?

O que é o Ultrarromantismo?

Literatura. O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. ... Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.

Quais são as características da geração Ultrarromântica?

Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.

Como surgiu o Ultra-romantismo?

Surgiu entre universitários de São Paulo e Rio de Janeiro, entre as décadas de 50 e 60 do século XIX, sendo influenciado pelo inglês Lord Byron. O Ultrarromantismo é conhecido por ter uma poesia pessimista, que mostrava a vida desregrada vivida por estes jovens e a desesperança frente à vida, ao amor e à realidade.

Como o Ultra-romantismo se manifesta na literatura brasileira?

Marcada pelo “mal do século”, apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Essa geração é conhecida também por Ultra-Romantismo, devido à forte influência byroniana.

Qual a origem do nome Condoreirismo?

O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica. ... A origem do nome Condoreirismo deve-se ao símbolo de liberdade escolhido por Victor Hugo, o Condor, um pássaro típico da Cordilheira dos Andes capaz de sobrevoar grandes altitudes.

O que foi a poesia Condoreira Quem foi seu principal representante?

Por Luana Castro Alves Perez O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.

Quais as principais características do Condoreirismo *?

As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.

Que elementos desse poema podem justificar o nome do poeta condoreiro?

Resposta. O condor, para os poetas da terceira geração, era símbolo do voo alto e livre. Esse nome, condoreiro, pode ser justificado pela temática a indignação diante do sofrimento dos escravos, a defesa da liberdade e o tom de exaltação, de discurso feito para uma grande plateia.

Porque a terceira geração é chamada de Condoreira?

Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.

Como ficou conhecida a terceira geração romântica?

A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. ... Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).

Quais foram as principais obras do modernismo no Brasil?

Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);...Algumas das principais obras de Mário de Andrade são:

  • Amar, Verbo Intransitivo (1927);
  • Pauliceia Desvairada (1922);
  • Macunaíma (1928);
  • A Escrava que não era Isaura (1925).

Quais são os principais autores e obras do modernismo?

Principais autores e obras

  • Erico Verissimo (1905-1975): O tempo e o vento (1949-1961)
  • Graciliano Ramos (1892-1953): Vidas secas (1938) e Memórias do cárcere (1953)
  • José Lins do Rego (1901-1957): Menino de engenho (1932)
  • Jorge Amado (1912-2001): Capitães de areia (1937) e O cavaleiro da esperança (1942)

Quais são as características mais marcantes nas obras da primeira fase do Modernismo no Brasil?

Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.

Quais são as principais características do modernismo no Brasil?

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. ... Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: Fragmentação. Síntese.

Quem são os autores que se destacam na primeira fase do modernismo brasileiro?

Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).

Mais tópicos