O que são bulhas cardíacas e sopros cardíacos?

O que são bulhas cardíacas e sopros cardíacos?

Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos.

O que causa o sopro cardíaco?

O sopro acontece quando alguma válvula cardíaca (temos quatro) esta com o orifício de passagem reduzido (estenose) ou quando ela não fecha direito e deixa o sangue voltar por um furinho (insuficiência). Um sopro no coração por si só não é uma doença, mas indica que tem algum problema com a saúde do coração.

Como identificar bulhas cardíacas?

BULHAS CARDÍACAS:

  1. Primeira bulha (B1): fechamento da valva mitral e tricúspide, o componente mitral antecedendo o tricúspide. ...
  2. Segunda bulha (B2): é constituído por 4 grupos de vibrações, porém só são audíveis as originadas pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar.

Quais são os sons cardíacos?

Os sons cardíacos são transitórios, breves e produzidos por abertura ou fechamento de valva, além de serem divididos em sons sistólicos e diastólicos. Os sopros são provocados pela turbulência do fluxo sanguíneo e são mais prolongados que os sons cardíacos, podendo ser sistólicos, diastólicos ou contínuos.

Quais são os ruídos adventícios?

Os ruídos adventícios (sons anormais) resultam da passagem do ar através de fluidos, muco ou vias aéreas estreitadas. Os quatro tipos de ruídos são: Estertores ou crepitações: local da ausculta - mais comuns em lobos dependentes: direito e bases do pulmão esquerdo.

Quais eventos causam os dois principais sons do coração?

Eles são a primeira bulha cardíaca ou primeiro som cardíaco (B1 ou S1) e a segunda bulha cardíaca ou segundo som cardíaco (B2 ou S2), produzidos pelo fechamento das valvas atrioventriculares e valvas semilunares respectivamente.

O que gera as bulhas cardíacas?

O som é produzido pelo fechamento das válvulas semilunares. A bulha acompanha toda fase isométrica diastólica até a abertura das válvulas A-V. As vibrações das grandes artérias também produzem ruídos. Esta aparece durante a fase de enchimento rápido (diástole), após a fase isométrica diastólica.

Qual é a origem dos sons que ouvimos durante os batimentos cardíacos?

Os sons que ouvimos durante os batimentos,são provenientes da abertura das valvulas e bicuspide e tricúspide do coração e a passagem do sangue por elas.

O que fazer quando se tem sopro no coração?

Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.

Quem tem sopro no coração tem que fazer cirurgia?

Não é necessário fazer cirurgia para todos os casos de sopro no coração, porque, na maioria das vezes, é uma situação benigna e a pessoa pode viver com ele normalmente sem grandes problemas para a saúde.

Mais tópicos