O que é o diagnóstico nutricional?

O que é o diagnóstico nutricional?

Diagnóstico nutricional é a identificação e determinação do estado nutricional do indivíduo, elaborado com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos, obtidos quando da avaliação nutricional e durante o acompanhamento individualizado (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2005).

Como fazer uma conduta nutricional?

5 dicas para otimizar sua conduta nutricional

  1. 1- Organize os perfis dos seus pacientes. ...
  2. 2- Crie um protocolo de atendimento. ...
  3. 3- Estimule a participação do seu paciente no plano alimentar. ...
  4. 4- Envie um questionário pré-consulta. ...
  5. 5- Utilize orientações “coringa”

Por que é importante analisar deficiências e excessos nutricionais de cada paciente?

Sendo uma forma importante de determinar o bom e desejável estado nutricional, identificando os indivíduos com maior risco para o desenvolvimento de distúrbios relacionados ao estado nutricional.

Qual o objetivo da abordagem nutricional?

O objetivo da Terapia Nutricional é manter ou melhorar o status da nutrição, evitando e tratando a má nutrição, mantendo o tecido corporal e o volume de proteína no plasma e impedindo a deficiência de macro e micronutriente.

O que é uma abordagem nutricional?

A avaliação nutricional tem como objetivo primário determinar o estado nutricional do indivíduo, que é uma condição que cada ser possui para responder às necessidades energéticas exigidas pelo seu metabolismo.

Quando a terapia nutricional enteral é indicada?

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).