Quais os principais mecanismos utilizados pelos colonizadores portugueses para dominar e explorar sua colônia na América?

Quais os principais mecanismos utilizados pelos colonizadores portugueses para dominar e explorar sua colônia na América?

Para explorar o pau-brasil, os portugueses mobilizavam os índios por meio do escambo, isto é, pela troca. Os índios localizavam, extraíam e carregavam as toras até as feitorias construídas pelos portugueses no litoral brasileiro, e, em troca, recebiam objetos variados, como machados.

Quais são as principais características das colônias portuguesa e espanhola na América?

Resposta. características da colônia portuguesa: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).

Quais são as principais características das colônias espanholas na América?

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

O que é o Pacto Colonial?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. ... Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.

Qual o processo realizado pelos portugueses que teve como consequências a colonização do Brasil?

O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Nos primeiros trinta anos de colonização, as únicas atividades se limitavam a realizar a extração do pau-brasil nas regiões litorâneas do país. ...

Porque somente em 1560 que Portugal começou a ter interesse em colonizar o Brasil?

Portugal demorou em interessar por sua colônia na América, isso aconteceu porque os portugueses estavam obtendo muitos lucros como o imenso comercio de especiarias como o oriente e a colonização demandaria muito tempo para resultar em lucros reais para a coroa portuguesa.

Porque Portugal não se interessou em colonizar o Brasil nos primeiros 30 anos?

Resposta. Porque inicialmente, os portugueses queriam apenas extrair as riquezas que aqui pudessem encontrar, ou seja, era apenas uma colônia de exploração, não havia nenhuma intenção de colonização, apenas de exploração...

Quais os motivos que levaram o sistema de capitanias fracassar?

O sistema de capitanias hereditárias foi a decadência, por inúmeros fatores entre eles, podemos citar: - O constantes ataques indígenas. - Além disso, às capitanias não eram bem administradas por seus donatários. - Falta de apoio econômico por parte da Coroa Portuguesa, aos donatários.

Quais as razões que levaram Portugal a adotar o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram uma forma de permitir a exploração, sem que ocorra o risco de perder território para outros imigrantes ou colonizadores, dominando totalmente o litoral como garantia de moradia e exploração de Portugal.

Qual era o objetivo das capitanias hereditárias e o principal motivo da coroa em implantar tal sistema no Brasil sua resposta?

Resposta. Resposta: O objetivo era organizar a colonização da América Portuguesa, Os portugueses criaram o sistema de Capitanias Hereditárias como forma de iniciar a colonização do Brasil, num modelo que entregou a responsabilidade de desenvolvimento á iniciativa dos donatários.

Quais as razões que levaram o rei de Portugal a adotar o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial, criado pela coroa portuguesa em 1534, e que tinha como objetivo colonizar o Brasil e com isso evitar as invasões estrangeiras, como piratas Ingleses, Franceses e Holandeses.