O que é educação no período homérico?

O que é educação no período homérico?

Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

Quais eram as características dos Oikos durante o período homérico?

A casa patriarcal, o oikos, era o centro à volta do qual a vida se organizava e de onde provinham não somente asatisfação das necessidades materiais, incluindo a segurança, mas também as normas e os valores éticos, as ocupações,as obrigações e as responsabilidades, os vínculos sociais e as relações com os deuses.

O que é a Paidéia grega na educação?

A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças".

Qual a concepção de Paidéia?

Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...

Qual o significado de Kaloskagathia?

Kalokagathia (καλοκαγαθία) é um conceito grego derivado da expressão kalos kai agathos (καλός καi αγαθός), que significa literalmente belo e bom, ou belo e virtuoso. Era como a antiga aristocracia ateniense referia a si própria.

O que significa a palavra Arete?

Resumo: O objetivo deste artigo é um estudo da virtude em Aristóteles. O termo areté é frequentemente traduzido como “virtude”, mas sua real significação remete-nos à ideia de “excelência”.

O que é a virtude Arete )?

Aretê ou areté (do grego ἀρετή aretê,ês, "adaptação perfeita, excelência, virtude") é uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de "excelência" de qualquer tipo, ligado especialmente à noção de "virtude moral", de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.

O que significa virtude para Homero?

Aretê é traduzido geralmente por virtude, mas também pode significar excelência, conhecimento ou coragem; "Ela designava a qualidade daquele que era detentor em mais alto grau de uma qualquer qualidade" [1].

Quais os valores passados por Homero em seus poemas o que era a virtude dentro destes valores?

Outra diferença entre os dois são as características próprias de seus personagens, uma vez que, enquanto Homero acentua os valores da nobreza, dos costumes, das tradições, no refinamento dos heróis, Hesíodo procura chamar atenção ao outro modo de educação que também fazem parte da constituição cultural: o valor do ...

O que é a virtude para os gregos?

Como princípio formativo da paideia grega, o conceito de areté (virtude) referia-se, em termos gerais, a um ideal de excelência humana. ... No mesmo período, a filosofia platônica concebeu a virtude como um ideal moral, resultado da relação entre uma boa natureza e uma boa educação.

Qual o significado da beleza e da virtude para os gregos antigos?

Kálos significa 'belo', Ka, é 'bom', e, por fim, Agathos, está ligada à virtude e à coragem. E esta concepção ideal do ser humano materializou-se tanto nas esculturas e pinturas como no estímulo às guerras e aos Jogos Olímpicos e outras competições que eram praticadas por todo mundo helênico.

Qual o conceito de virtude para os filósofos da Grécia Antiga?

Em termos filosóficos, e segundo Platão e também segundo o epicurismo e o estoicismo, a virtude designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardeais").

Como a virtude era vista pelos gregos antigos?

Virtude é uma qualidade moral particular e vem do grego e latim. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Qual a diferença entre a filosofia grega e o pensamento dos outros povos da antiguidade?

Resposta. Resposta: filosofia grega voltava seu Ensino o pensar reagir , a partir de estudos e buscas a partir da essência. oe o pensamento e oque refletimos perante aos anos que vivemos trazendo explicações com base na cultura senso comum seu papel social.

Como era a vida na Grécia antiga na época dos filósofos?

As principais eram: o Odéon, consagrado aos exercícios de música; os teatros, onde se representavam tragédias e comédias; os ginásios, que eram usados como lugares de treino e, depois, passaram a ser os lugares onde os filósofos davam as suas lições ao ar livre; os estádios, onde se efetuavam as corridas a pé e outros ...

Como era a sociedade na Grécia antiga?

A sociedade grega era dividida em três classes sociais: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. Lembrando que as mulheres e as crianças não faziam parte deste grupo; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Como era a República na Grécia antiga?

República é um regime de governo onde o Chefe de Estado e o Chefe de Governo são escolhidos através de eleições diretas ou indiretas. A República surgiu na Grécia Antiga como uma forma de governo para administrar a polis grega.

Como era a sociedade política na Grécia antiga?

Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos. Em sua evolução política, Atenas conheceu várias formas de governo: monarquia, oligarquia, tirania e democracia. Já Esparta era uma cidade aristocrática, agrária e fechada às influências estrangeiras.

Onde se formaram as sociedades na Grécia antiga?

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Qual a função da história na sociedade grega?

Entre os gregos, a História foi desenvolvida por meio de relatos que diziam sobre eventos considerados importantes ou que explicariam a origem das coisas.