adplus-dvertising

O que é concordância verbal exemplos?

O que é concordância verbal exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Para que a concordância verbal se faça corretamente?

Para que a concordância verbal se faça corretamente, é preciso flexionar no singular a forma verbal sublinhada na frase: a) O lixo e a imundície constituem o vosso presente. b) As flores, em vossas mãos sujas, haverão de se impregnar de vossa sujeira.

Qual regra justifica a concordância verbal neste caso?

"o futuro somos nós" Qual regra justifica a concordância verbal neste caso? ... O verbo ser concorda com o sujeito: o futuro. d.O verbo ser está no singular devido ao substantivo futuro.

Em que item há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?

(Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. ... O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3. ª pessoa do singular: Faz dois meses que o visitei.

Quanto ao emprego do verbo ser a concordância está correta em?

três horas

O que é um erro de concordância verbal?

Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.

O que é concordância nominal e exemplos?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".

Como saber se a frase tem concordância nominal?

Concordância nominal

  1. O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
  2. Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
  3. Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
  4. O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Quanto às regras de concordância nominal e verbal O único item correto é?

Quanto às regras de concordância nominal e verbal, o único item CORRETO é: Os diversos Estudos estão organizados por meio de Disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento.

Pode existir ou podem existir?

Só um detalhe: o verbo "existir" é pessoal, e não impessoal. Quer dizer que fica no singular ou no plural, dependendo do sujeito: existe político desonesto, existem políticos desonestos, pode existir político desonesto, podem existir políticos desonestos.

Quanto a concordância verbal e nominal todas as frases estão corretas exceto a?

(ACAFE 2009)Quanto á concordância verbal e nominal, todas as frases estão corretas, exceto a:A) Na seleção dos informantes, serão selecionados aqueles que apresentarem um leque maior de conhecimentos sobre o tema.B)

O que é concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como saber se é 1 2 ou 3 pessoa?

pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.