O quê e quais são os fundamentos do basquete?

O quê e quais são os fundamentos do basquete?

Os principais fundamentos do Basquete são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote. Passe de peito: Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.

Quais são os 7 fundamentos do basquete?

O manejo da bola e do corpo, o drible, o passe, o arremesso, os fundamentos individuais de defesa e o rebote são aspectos técnicos que devem ser levados em conta pelos iniciantes no esporte. Esses fundamentos são utilizados em várias situações de jogo e norteiam a prática do basquetebol de quadra.

Qual é o objetivo do fundamento rebote?

Quando uma tentativa de arremesso não resulta em cesta, jogadores de ambas as equipes buscam retomar a posse de bola a fim de realizar uma nova finalização ou iniciar a armação de uma jogada de ataque.

Qual é o objetivo do basquetebol e seu fundamento principal?

Os principais fundamentos do basquete são: Drible - Controlar a bola quicando-a com uma das mãos (um quique por passada). Passe - Jogar a bola para um companheiro de equipe. Pode ser feito de forma direta (passe peito) ou tocando no chão (passe picado ou quicado).

Qual é o objetivo do arremesso?

O Arremesso do Peso tem como objetivo lançar uma bola feita de metal, o mais distante possível. O peso da esfera varia de acordo com a categoria do atleta. ... Cada atleta tem três tentativas. Quem, ao final de tudo, arremessar mais longe, leva o ouro.

Para que serve o drible?

o drible serve para vc enganar o seu adversário e passar sobre ele sem precisar fazer falta.

O que é o fundamento drible?

O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.

O que é o drible do futsal?

O drible é feito com a posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar pelo adversário. Esse “passar pelo adversário” exigirá, algumas vezes, velocidade, mudança de direção, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente.

Quais são as regras do drible?

Durante um drible a bola pode ser jogada no ar, desde que a bola toque o chão ou outro jogador antes que o jogador que a jogou possa tocá-la novamente com sua mão. Não há limite para o número de passos legais dado por um jogador quando a bola não está em contato com sua mão.

Qual a diferença entre drible e progressão?

Drible de progressão Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno. * Drible de proteção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. ... * Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.

O que vem a ser drible no handebol?

O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.

Quais os tipos de drible no handebol explique seu objetivo?

No handebol existem 2 tipos de dribles: o drible alto, utilizado para deslocamentos em grande velocidade e fundamental para um bom contra-ataque; o drible baixo, utilizado basicamente para a proteção de bola. ... O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.

Como é feito o drible no handebol?

O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.

Que tipo de drible você realizará se a marcação adversária estiver longe?

2 – O Drible Baixo ⇒ Também chamado de Drible de Proteção, pois esse tipo de Drible é utilizado quando há uma marcação próxima do jogador que está com a bola, dessa forma ele precisa Driblar para protegendo a bola de seu marcador.

Qual lado do seu corpo deve estar a bola quando você estiver driblando?

Entenda como é executado o drible O jogador que dribla precisa manter sempre à frente a perna contrária da mão que está com a bola. Então, se o drible está com a mão direita, a perna esquerda vem à frente e vice-versa.

Qual o tipo de drible utilizado no Contra-ataque?

No handebol existem 2 tipos de dribles: o drible alto, utilizado para deslocamentos em grande velocidade e fundamental para um bom contra-ataque; o drible baixo, utilizado basicamente para a proteção de bola.

Para que serve o drible baixo no basquete?

No drible baixo o jogador deve flexionar as pernas e proteger a bola com o corpo, sendo ultilizando em situações nas quais a marcação está próxima. No drible alto a bola é quicada lateralmente em frente ao corpo, o jogador se desloca em velocidade e nçao sofre marcação.

Quais são os tipos de drible no basquete?

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo.

Como ensinar o drible no basquete?

Para driblar, bata a bola contra o chão. A mão deve estar sempre sobre a bola. Se sua mão pegar a bola por baixo, o juiz pode marcar uma carregada e seu time perde a posse de bola. Mantenha os dedos bem abertos para não encostar na bola com a palma da mão.

Como fazer um bom drible no basquete?

Desenvolva seu drible potente.

  1. O segredo está no pulso. Para desenvolver o drible potente, alterne quicar a bola de maneira normal para, em seguida, aplicar um pouco mais de força. ...
  2. Tente driblar na terra. Você terá de quicar a bola com mais força para fazê-la voltar na mesma velocidade de sempre.