O que são células plasmáticas?

O que são células plasmáticas?

Células Plasmáticas são um tipo de célula imunológica que produz grandes quantidades de um anticorpo específico. As células plasmáticas se desenvolvem a partir de células B que foram ativadas. Uma célula de plasma é um tipo de células brancas do sangue. Também chamado de plasmócito.

Como fazer diagnóstico de mieloma múltiplo?

O resultado de um único exame não é suficiente para diagnosticar o mieloma múltiplo. O diagnóstico é baseado numa combinação de fatores, incluindo os sintomas do paciente, exame físico realizado pelo médico e resultados dos exames de sangue e de imagem.

Qual Exame de sangue detecta mieloma?

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.

Como diagnosticar mieloma?

O diagnóstico dessa condição baseia-se na infiltração de plasmócitos clonais na medula óssea, na detecção e na quantificação de proteína monoclonal (proteína M) no soro ou na urina e na evidência de lesões em órgãos-alvo, particularmente hipercalcemia, insuficiência renal, anemia e lesões ósseas, conhecidas pela sigla ...

O que pode causar mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento dos plasmócitos. Além disso, em uma fase inicial, o mieloma múltiplo não causa sintomas, no entanto, ao longo do tempo pode provocar sinais como fraqueza, dor nos ossos, sonolência ou anemia.

Qual o sintoma de câncer de medula?

Dor nos ossos devido à doença óssea lítica. Fraqueza e fadiga devido à anemia. Perda de peso. Confusão, sede excessiva e constipação devido ao aumento dos níveis de cálcio no sangue.