O que é paridade oposta?

O que é paridade oposta?

Dizemos que dois números naturais têm a mesma paridade se ambos forem pares ou ambos forem ímpares. Dizemos que dois números naturais têm paridade oposta se um for par e o outro for ímpar.

Quando é que uma função é par ou ímpar?

Outra forma de verificar se uma função é ímpar é a seguinte: para que uma função seja ímpar é preciso que f(-x) = -f(x), então se for dada a seguinte função f(x) = 5x, basta testar se ela seria par. f(-x) = -f(x), dizemos que essa função é uma função ímpar. Compartilhe!

Quando a função é par?

A esse tipo de ocorrência damos a classificação de função par. Uma função f é considerada par quando f(–x) = f(x), qualquer que seja o valor de x Є D(f). Analisaremos a função f(x) = 2x, de acordo com o gráfico.

Como saber se a função é decrescente?

Esse tipo de função pode ser classificada de acordo com o valor do coeficiente a, se a > 0, a função é crescente, caso a < 0, a função se torna decrescente. Vamos analisar as seguintes funções f(x) = 3x e f(x) = –3x, com domínio no conjunto dos números reais, na medida em que os valores de x aumentam.

O que é porcentagem crescente é decrescente?

Lembrar que quando a porcentagem é crescente o fator de aumento é sempre maior que 1 e nas porcentagens decrescentes o fator de redução é sempre menor que 1, por exemplo, aumento de 20%, fator de aumento 1,20, outro exemplo, desconto de 20%, fator de redução 0,80.

O que é uma reta crescente?

A posição da reta no plano depende do valor do coeficiente angular a, caso ele seja positivo (a > 0), a reta é crescente; e se for negativo (a < 0), a reta é decrescente. O coeficiente representado por b é denominado linear e indica em que ponto do eixo y (ordenada) a reta passa.

Qual é o significado da palavra crescente?

Significado de Crescente adjetivo Que cresce. ... substantivo masculino Tempo entre a lua nova e a lua cheia, durante o qual a parte iluminada cresce continuamente (lua no crescente). O que tem forma de meia-lua.

Qual gráfico representa uma função crescente do 1 grau?

Olá, O gráfico de uma função do 1º grau é uma reta. ... Uma função crescente é aquela que conforme os valores de 'x' vão aumentando os valores de 'f(x)' também vão aumentado.

Como saber se uma função exponencial e crescente?

Tipos de função exponencial Podemos dividir a função exponencial em dois casos: crescente ou decrescente. O gráfico da função f(x) = ax é crescente quando a base é um número maior do que 1, ou seja, quando a > 1.

Qual das funções exponencial abaixo é crescente?

Função exponencial crescente: é quando a > 1, independente do valor de x. Confira no gráfico abaixo que à medida que o valor de x aumenta, f(x) ou y também aumentam. Função exponencial decrescente: é quando 0 < a < 1, de forma que teremos uma função exponencial decrescente em todo o domínio da função.