O que é a legislação penal especial?

O que é a legislação penal especial?

Como dito anteriormente, a Legislação Penal Especial envolve leis que não estão no Código Penal e é constituída pelos demais diplomas legais que são aplicáveis por órgãos especiais, constitucionalmente previstos.

O que é uma norma especial?

A norma se diz especial quando contiver os elementos de outra (geral) e acrescentar pormenores. Não há leis ou disposições especiais ou gerais, em termos absolutos. Resultam da comparação entre elas, da qual se aponta uma relação de espécie a gênero.

Quais são as leis que existem?

São ao todo seis, atualmente:

  • emendas à Constituição;
  • leis complementares;
  • leis ordinárias;
  • leis delegadas;
  • medidas provisórias;
  • decretos legislativos;
  • resoluções.

Onde estão todas as leis?

O texto de todas as leis editadas no país desde 1808 e a íntegra da Constituição Federal de 1988 estão disponíveis no portal da Câmara.

Como saber se uma lei é complementar?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.

É possível a apresentação ao Congresso Nacional de uma Proposta de Emenda à Constituição por iniciativa popular qual entendimento do STF a respeito desta previsão nas Constituições estaduais?

A iniciativa popular de emenda à Constituição Estadual é compatível com a Constituição Federal, encontrando fundamento no art. 1º, parágrafo único, no art. 14, II e III e no art.

Como a Constituição pode ser emendada?

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; ... § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

Qual o principal fundamento do Estado?

1º da Constituição Federal de 1988, são fundamentos da República Federativa do Brasil, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

Quais os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito?

Princípios a tarefa do Estado Democrático de Direito: são os seguintes: princípio da constitucionalidade, democrático, do sistema de direitos fundamentais, da justiça social, da igualdade, da divisão de poderes, da legalidade e da segurança jurídica; sua tarefa fundamental consiste em superar as desigualdades sociais e ...

Quais são os caminhos práticos que a Constituição?

Resposta. Democracia em seu conceito prático significa a igualdade, o justo, ou seja, perante a constituição de 1988, todos são iguais perante a lei neste estado de direito, e todos tem seus direitos que devem ser respeitados e mantidos pelo Estado.