Quais são os músculos agonistas e antagonistas?

Quais são os músculos agonistas e antagonistas?

a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.

O que é Aponeurose do músculo?

Como um invólucro ao redor dos músculos, as aponeuroses criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada. São formadas por tecido conjuntivo denso e têm a característica de, tal como os tendões, serem pouco irrigadas.

Como ocorre o processo de contração muscular no músculo esquelético?

A contração do músculo esquelético ocorre com a ação de impulsos nervosos, liberando íons cálcio que atuarão com moléculas de ATP no movimento dos filamentos das miofibrilas. O músculo esquelético é o responsável pelos movimentos do corpo dos vertebrados.

Como acontece a interação entre o tecido nervoso e o muscular estriado esquelético?

Para que ocorra a contração de fibras musculares esqueléticas, elas devem sofrer estímulos nervosos. Esses estímulos desencadeiam a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, que leva à despolarização da membrana da célula muscular.

Qual a importância do cálcio na contração muscular cardíaca?

O íon cálcio tem diversas funções no organismo. Ele regula a transcrição genética e controla a produção de energia nas células. Uma de suas funções mais importantes, porém, é controlar o processo de contração do coração, que bombeia o sangue para todo o organismo.