Quando é que surgiu a lógica?

Quando é que surgiu a lógica?

Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

Onde surgiu e quem é o criador da lógica?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Qual o significado da lógica e sua origem?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica?

Desenvolvida pelo grego Aristóteles (384-322 a.C.), um dos pensadores mais influentes em toda a história da filosofia ocidental, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico.

Quais são os princípios da lógica de acordo com Aristóteles?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. ... A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

Quais são os princípios da razão?

Quatro são os princípios racionais: 1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. ... 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Quais são os quatro princípios da razão?

Sendo subjetiva, pois depende da capacidade intelectual e objetiva, pois a realidade é racional, ao mesmo tempo, se submete a quatro princípios fundamentais: 1. o da identidade; 2. o da não contradição; 3. do terceiro excluído; 4. razão suficiente ou casualidade.

Qual é o princípio da razão suficiente?

princípio da razão suficiente afirma que tudo o que existe e tudo o que acontece tem uma razão para existir ou para acontecer, e isso pode ser conhecido por nossa razão (capacidade de raciocinar).

O que é a razão?

Significado de Razão substantivo feminino Capacidade para resolver (alguma coisa) através do raciocínio; aptidão para raciocinar, para compreender, para julgar; a inteligência de modo abrangente: todo indivíduo é dotado ou faz uso da razão.