Quando usar o teste de Mann-Whitney?

Quando usar o teste de Mann-Whitney?

Whitney generalizaram a técnica para amostras de tamanhos diferentes. O teste de Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) é indicado para comparação de dois grupos não pareados para se verificar se pertencem ou não à mesma população e cujos requisitos para aplicação do teste t de Student não foram cumpridos.

Como interpretar Mann-Whitney?

Interpretação. O Minitab utiliza a estatística de Mann-Whitney, para calcular o valor-p, que é uma probabilidade que mede a evidência contra a hipótese nula. Como a interpretação da estatística de Mann-Whitney depende do tamanho da amostra, use o valor-p para tomar uma decisão sobre o teste.

Como calcular a frequência esperada do qui-quadrado?

Freqüência esperada (E) pode ser calculada para cada célula: – Multiplicando-se o total das freqüências das linhas pelo total das freqüências das colunas. – Dividindo-se o resultado pelo grande total das freqüências.

Como calcular o grau de liberdade do qui-quadrado?

Para uma tabela com r linhas e c colunas, o número de células que pode variar é (r-1) (c-1). E essa é a fórmula para os graus de liberdade para o teste do qui-quadrado da independência! Dessa forma, os graus de liberdade definem a distribuição qui-quadrado usada para avaliar a independência para o teste.