O que é um hospedeiro intercalado?

O que é um hospedeiro intercalado?

O hospedeiro intercalado é um animal invertebrado, obrigatório no ciclo, alberga o parasito em sua fase assexuada ou larval e é passivo no ciclo.

O que é RO em epidemiologia?

Em Epidemiologia, chamamos de R0 a capacidade de contágio de um micro-organismo. Pode ser dito que uma doença infecciosa se torna endêmica quando, em média, cada pessoa infectada está infectando exatamente uma outra pessoa (em termos matemáticos, R0=1).

Qual a diferença entre período de incubação e período de latência de uma doença infecciosa?

Período de incubação Tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento dos sintomas de uma doença. Não confundir com período de latência.

Quais são os estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos

  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

O que são estudos experimentais na epidemiologia?

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma vari- ável em um ou mais grupos de pessoas. Isso pode significar a eliminação de um fator alimentar relacionado a uma causa alérgica ou o teste de um novo tratamento para um grupo selecionado de pacientes.

O que é estudo ecológico epidemiologia?

Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.

O que é estudo epidemiológico seccional?

Uma investigação seccional é aquela que é realizada quando o pesquisador coleta informações de sua amostra de estudo apenas para uma ocasião. Este método de pesquisa, também conhecido como estudo transversal, é utilizado sobretudo nas ciências sociais e coloca uma comunidade específica como objeto de estudo.

Qual a diferença entre Estudos descritivos e analíticos?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

Para que serve a epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Qual a importância da epidemiologia para a saúde coletiva?

Portanto, os estudos epidemiológicos são úteis para a descrição das condições de saúde de uma população selecionada, considerando-se o tempo e o espaço; para investigar fatores determinantes da saúde da população; para avaliar o impacto das ações efetuadas com o objetivo de alterar uma dada situação de saúde e ...

Porque é tão importante estudar Epidemiologia de determinada doença?

A Epidemiologia tem como principais objetivos: Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, e estabelecer prioridades, Identificar fatores etiológicos no início das doenças (Brasil, 2005).

Qual a importância da epidemiologia para o profissional de saúde?

A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...

Qual a importância da vigilância em saúde para o Sistema Único de Saúde?

Na legislação brasileira vigente, vigilância em saúde (VS) é definida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de políticas públicas para a proteção da saúde da população, a ...

Como a epidemiologia contribui para o planejamento das ações em saúde?

A inserção efetiva do uso da epidemiologia no planejamento das ações em saúde é um assunto importante por sugerir uma tomada de decisão mais acertada no campo da saúde, podendo refletir na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.

Quais as principais funções da epidemiologia como eixo das ações de saúde?

Epidemiologia

  • Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
  • Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.
  • Identificar a causa e origem da doença.

Qual a importância da aplicação dos conceitos e métodos da Epidemiologia em Serviços de Saúde?

Os dados que a epidemiologia oferece ao SUS são de extrema importância dentro das políticas de saúde descentralizadas, uma vez que as estatísticas locais permitem identificar populações e fatores de risco e combatê-los de maneira mais efetiva.

Quais as aplicações mais frequentes da epidemiologia em saúde pública?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Quais são as premissas básicas da epidemiologia?

A Epidemiologia tem como premissa básica o entendimento de que os eventos relacionados à saúde - como as doenças, o que as determina e o uso de serviços de saúde - não se distribuem aleatoriamente, ao acaso, entre as pessoas.

Quais são os tipos de vigilância em saúde?

O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.