Por que a educação ambiental é um tema transversal?

Por que a educação ambiental é um tema transversal?

Nesse sentido, o Tema Transversal nos PCN, tem como função promover “uma visão ampla em que envolva não só os elementos naturais, mas também os elementos construídos e todos os aspectos sociais envolvidos na questão ambiental” (PCN/MEIO AMBIENTE, 1997, p. 37).

O que é tema transversal na escola?

Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Com base nessa idéia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

Quais TCTS podem ser trabalhados de forma transversal no curso de pedagogia?

Dos temas contemporâneos transversais listados, os que podem ser trabalhados de acordo com minha graduação são/ Meio Ambiente, Saúde, multiculturalismo, Economia, Ciência e Tecnologia e Cidadania e Civismo.

Como abordar temas transversais em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental?

Eles devem se articular aos conhecimentos das várias disciplinas. Por exemplo: ao estudar a reprodução humana em Ciências, os estudantes podem discutir questões de sexualidade e saúde, organizar um mural de atualidades e realizar campanhas educativas.

Quais são os temas transversais da educação física?

Os Temas Transversais, pertencente aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estão incorporados com as demais disciplinas no currículo, como a Educação Física, mostrando a sua importância para construção da cidadania. Os temas são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde.