Quais são as partes líquidas e sólidas do sangue?

Quais são as partes líquidas e sólidas do sangue?

O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células. Esta é a parte líquida do sangue. Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos).

O que são hemocomponentes do sangue?

Hemocomponentes são os produtos gerados em serviços de hemoterapia através de técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.

Quais são os hemoderivados do sangue?

Os hemoderivados que serão incialmente produzidos pela Hemobrás são o concentrado de Fator VIII, o concentrado de Fator IX, a albumina e as imunoglobulinas poli-específicas.

Quais são os tipos de hemocomponentes?

Hemocomponentes: o que são, para que servem e quando usar

  • Sangue total (ST) O sangue total é classificado em fresco e estocado. ...
  • Concentrado de hemácias (CH) ...
  • Plasma fresco congelado (PFC) ...
  • Concentrado de plaquetas (CP) ...
  • Crioprecipitado (CRIO) ...
  • Indicações de uso dos hemocomponentes.

O que são hemocomponentes?

Obtido após o fracionamento do sangue total. Deve ser congelado até 8 horas após a coleta e armazenado a temperatura de, no mínimo, 20º C negativos. Validade de 12 meses. Contém albumina, fibrinogênio, globulinas e fatores de coagulação sangüínea.

Quais as modalidades de transfusão?

169, existem quatro modalidades de transfusão: I - programada para determinado dia e hora; II - de rotina a se realizar dentro das 24 (vinte e quatro) horas; III - de urgência a se realizar dentro das 3 (três) horas; ou IV - de emergência quando o retardo da transfusão puder acarretar risco para a vida do paciente.

Como são obtidos os hemocomponentes?

Existem duas formas possíveis de obtenção de hemocomponentes, a mais comum é por meio da coleta de sangue total, e a outra mais específica é pela aférese (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

Como administrar hemoderivados?

Administrar um hemoderivado sem conferir a prescrição com o rótulo da bolsa de sangue; Não pense em interromper a transfusão se o paciente desenvolver exantema pruriginoso ou urticária. Caso ele apresente dispneia, interrompa a transfusão e chame um médico.

Para que servem os hemoderivados?

Os hemoderivados são usados no tratamento de pacientes portadores de diversas doenças graves como câncer, hemofilia, AIDS, doenças infecciosas, dentre outras. O que é hemofilia? A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação.

São exemplos de hemoderivados?

A albumina, as imunoglobulinas, os complexos protrombínicos e os fatores de coagulação são alguns exemplos de hemoderivados.

O que são medicamentos hemoderivados?

Medicamentos hemoderivados são produtos farmacêuticos obtidos a partir do plasma humano, submetidos a processo de industrialização e normatização que lhes conferem qualidade, estabilidade e especificidade (2; 3).

O que é hemotransfusão Quais os tipos?

A hemotransfusão é a transferência de um hemocomponente ou hemoderivado de um indivíduo (doador) a outro (receptor). O incidente transfusional é qualquer intercorrência ou evento adverso que ocorra como consequência à hemotransfusão durante ou após sua administração.

O que é Hemoterapia ambulatorial?

Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados). Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. ...

Quem pode fazer a hemoterapia?

Apenas um especialista pode aplicar algum dos processos de hemoterapia em um paciente, como a transfusão de sangue, de plasma ou de derivados sanguíneos. Esses procedimentos costumam ser realizados em clínicas especializadas ou hospitais.

Em qual situação é necessário fazer uma transfusão de sangue?

Uma transfusão pode ser feita quando se tem anemia profunda, após um acidente ou em grandes cirurgias, por exemplo....Quando é necessário transfusão

  1. Anemia profunda;
  2. Hemorragia grave;
  3. Queimaduras de 3º grau;
  4. Hemofilia;
  5. Após transplante de medula ou de outros órgãos.