Como identificar a voz passiva analítica?

Como identificar a voz passiva analítica?

A voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar SER e eventualmente, outro verbo auxiliar, o particípio de um verbo transitivo, uma preposição e o agente da passiva. Exemplo: O trabalho (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) feito (verbo no particípio) por (preposição) ele (agente da passiva)

O que é voz verbal ativa?

A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: O professor reprovou Cristiano.

Em que voz verbal está a frase receberás depois honra maior?

A frase está na voz ativa, pois o sujeito (tu) pratica a ação expressa pelo verbo receber.

Quais verbos admitem voz passiva?

São os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (VTD). Esses verbos são os únicos que admitem a oração na voz passiva (o sujeito sofre a ação). Quando o objeto direto for representado por um pronome de terceira pessoa (ele, ela, eles, elas), deveremos usar os pronomes O, A, OS, AS.

O que é transposição para a voz passiva?

A transposição das passagens para a voz passiva implicará uso ou do verbo auxiliar de passiva “ser” ou do pronome apassivador “se”, a depender se a construção será da voz analítica ou sintética. Em ambos os casos, os verbos deverão concordar com o sujeito paciente, preservando o modo do verbo na voz ativa.