Como funciona um extintor de incêndio de CO2?

Como funciona um extintor de incêndio de CO2?

O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.

Quando usar cada tipo de extintor?

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.

Qual o extintor indicado para incêndio em material elétrico?

Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.

Como usar o extintor de pó químico seco?

Como utilizar:

  1. Libere a mangueira que está fixada no gatilho;
  2. Retire a trava de segurança;
  3. Segure bem firme a mangueira;
  4. Aperte o gatilho até o fundo;
  5. Oriente o jato de maneira a formar uma cortina de sobre o fogo.

Qual é a forma correta de utilizar o extintor de incêndio agente tri classe pó químico seco que extingue o fogo por abafamento em caso de emergência?

Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso. – Mire a mangueira de extintor na base do fogo; – Aperte a alavanca lentamente para descarregar o conteúdo; – No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo, até que ele se extingua.

Em que posição o extintor de incêndio deve ser usado?

- Na posição vertical, direcione o extintor para o ponto onde está pegando fogo; - Não abra o capô de uma vez só para evitar que o fogo se propague com muita velocidade, já que o fogo se alimenta de oxigênio; - Se o motor estiver pegando fogo, o capô fica muito quente.

Como deve ser o local onde os extintores são alocados?

A NR 23 especifica local apropriado para os extintores? Conforme a norma a empresa deve seguir padrões para localização dos extintores. Devem ser alocados em locais de fácil visualização e acesso e, que não haja qualquer possibilidade do fogo bloquear o seu acesso.

Para que serve e como utilizar o extintor de incêndio DDS?

Os extintores de incêndio são equipamentos utilizados no combate a princípios de incêndio. ... Os extintores mais comuns são: Extintor de água pressurizada – para combate a fogos de classe A (papel, plástico, tecido, madeira, estopas, papelão, etc).

Como usar extintor de incêndio veicular?

O procedimento para usar o extintor é bem simples. Basta remover o lacre de segurança, direcionar o bocal de saída do cilindro para o foco de incêndio e apertar o gatilho de disparo.

Como podemos prevenir incêndios DDS?

Algumas recomendações que podem contribuir para evitar incêndios:

  1. Manter uma área de trabalho limpa evitando o acúmulo de entulhos;
  2. Colocar estopas sujas de óleo e tinta em recipientes metálicos tampados;
  3. Observar os avisos de não fumar;
  4. Manter todos os materiais combustíveis afastados de fontes de calor;

Como usar extintor ABC?

Após esse procedimento, segure o extintor no sentido vertical, aponte para a base do foco, aperte o gatilho e faça movimentos em forma de leque até que acabe a fumaça. Todo cuidado é pouco! Evite guardar objetos ou frascos que possam conter vapores ou líquidos inflamáveis, como esqueiros, perfumes, etc.

Como destravar o extintor?

Segure a alavanca inferior (a alça de transporte) com uma mão e a mangueira ou o bico do extintor com a outra mão. Em seguida, aponte a mangueira diretamente para a base do fogo e não para as chamas, pois será necessário apagar o combustível que está queimando.