Como é conhecida a palavra gergelim?

Como é conhecida a palavra gergelim?

O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além de deliciosas, as sementes de gergelim trazem muitos benefícios, como melhorar a saúde óssea, proteger contra radiação, câncer, hipertensão, diabetes e inflamação.

Qual é o significado da palavra gergelim?

Significado de Gergelim substantivo masculino [Botânica] Planta anual, gamopétala, cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo; sésamo. Bolo, farinha ou paçoca em que entram essas sementes.

Qual é a origem de gergelim?

O gergelim (Sesamum indicum L.) é considerado como originário da parte tropical da África e da Ásia. Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, via colônias indianas, no século 16.

Que serve gergelim?

O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma semente, proveniente de uma planta cujo nome científico é Sesamum indicum, rica em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a promover a saúde do coração.

Como usar o gergelim na alimentação?

Indica-se o consumo de gergelim por meio de sua forma integral e triturada, adicionada a molhos, sucos e saladas. Apesar da recomendação, é possível substituir por alimentos que contenham a semente, como pães e bolachas. Alternativa para quem não é fã do alimento, é utilizá-lo na versão em óleo, em sopas e caldos.

Quais os efeitos colaterais do gergelim?

Segundo a nutricionista, o gergelim só não pode ser consumido em excesso. Isso porque ele pode eventualmente causar irritações ou dores no estômago e no cólon.

Como se usa o óleo de gergelim?

Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.