Qual o tipo de glicosilação que acontece no retículo endoplasmático?

Qual o tipo de glicosilação que acontece no retículo endoplasmático?

A glicosilação tipo N é uma forma de glicosilação de proteínas a qual ocorre no retículo endoplasmático simultaneamente à tradução da proteína e é finalizada no Complexo de Golgi e apresenta este nome, pois a adição do oligossacarídeo ocorre no grupo terminal amina (NH2) de um resíduo de asparagina.

Qual é a principal função do complexo de Golgi?

O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.

Qual é a função do complexo Golgiense nas células glandulares?

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Qual é a relação que existe entre o retículo endoplasmático e complexo de Golgi?

Relação? Bom, você tem, na verdade, dois retículos endoplasmáticos em uma célula eucarionte, o retículo endoplasmático granuloso e o liso. ... Lembre-se que as proteínas sintetizadas pelos ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso serão transportadas até o complexo de golgi, essa é a relação mais importante.

Qual a relação do complexo de Golgi com a membrana plasmática?

As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ... - Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.