O que significa baço reduzido?

O que significa baço reduzido?

O Hipoesplenismo é definido como uma diminuição da função do baço, secundária a doenças que prejudicam a função ou levam à ausência de tecido esplênico devido à agenesia e à atrofia (autoinfartos, como na anemia falciforme).

O que é auto esplenectomia?

Os indivíduos com anemia falciforme têm episódios repetitivos de vaso oclusão e infarto, que determinam a chamada “auto esplenectomia”, ou asplenia funcional. Esse problema determina um aumento da suscetibilidade às infecções, especialmente por S. pneumoniae e H.

O que é esplenectomia total?

A esplenectomia é a cirurgia para a retirada total ou de uma parte do baço, que é um órgão localizado na cavidade abdominal e que é responsável por produzir, armazenar e eliminar algumas substâncias do sangue, além de produzir anticorpos e manter o equilíbrio do corpo, evitando infecções.

Quando a pessoa perde o baço?

Quando o baço é removido ou não funciona, o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos de proteção e de eliminar microrganismos não desejados do sangue. Como resultado, a capacidade do corpo de combater infecções fica prejudicada.

O que acontece quando não tem o baço?

Quando a operação é inevitável, a má notícia para os “sem-baçoé que, segundo estudos clássicos, tende a viver mais quem tem a sorte de preservar o órgão intacto. “É claro que dá para viver sem ele, até porque outros órgãos, como o fígado, assumirão suas funções”, diz Marcello Cesar.

Em que caso a esplenectomia retirada do baço e indicada?

A esplenectomia é indicada em casos de doenças no sangue, como esferocitose ou quando há doença no baço, como câncer por exemplo e, normalmente, a cirurgia é feita por laparoscopia, sendo realizado uns pequenos furinhos no abdômen que tornam a cicatriz muito pequena e aumentam a chance de uma alta mais precoce do que ...

Quais os riscos da esplenectomia?

A Esplenectomia é um procedimento simples, mas como qualquer outra cirurgia, ela pode trazer alguns riscos para o paciente, como as infecções que, em casos mais graves, podem evoluir para uma septicemia. Sangramentos e danos a órgãos vizinhos ao baço, como cólon, pâncreas e o estômago também são possíveis.