Como é feita a contabilidade de um condomínio?

Como é feita a contabilidade de um condomínio?

Contabilidade de condomínio: mantenha os documentos fiscais por pelo menos cinco anos

  1. Pastas com demonstrativos de receitas e despesas referentes aos últimos cinco anos;
  2. Prestação de contas anual;
  3. Apurações das contas da gestão anterior;
  4. Pastas com contas mensais;

Como fazer um balancete mensal?

Não há uma regra única para a elaboração do balancete mensal. Afinal, existem muitos modelos que podem ser seguidos. Em suma, o balancete deve ser composto por 4 colunas, sendo duas colunas destinadas ao movimento e as outras duas direcionadas ao resultado.

O que é uma prestação de contas?

De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.

Onde reclamar sobre síndico de condomínio?

Cicera, o orgão competente para denunciar ou destituir o sindico e a administradora é a ASSEMBLEIA. Voce podera reunir 1/4 dos condominos em assembleia e destituir o sindico, o conselho , desde qu todos seja convocados e mesmo que o sindico não compareça, a administradora faz somente o que o sindico manda.

Quem fiscaliza o síndico profissional?

Normalmente os condomínios possuem um Conselho Fiscal, que é formado por moradores responsáveis por acompanhar e avaliar as atividades do síndico e as contas do condomínio. A manutenção de um Conselho Fiscal não é obrigatória por lei, mas pode existir caso os moradores julguem importante.

Como entrar em um condomínio?

Identificação. O primeiro passo é fazer a identificação da pessoa que quer entrar no condomínio. Neste momento, o contato deve ser feito sem que o indivíduo tenha acesso ao porteiro. O preferencial é que seja utilizado algum tipo de comunicação eletrônica, como interfonar para portaria.

Como processar o condomínio?

Se o processo é contra o condomínio, é preciso utilizar o serviço do especialista em direito contratado pelo empreendimento. Entretanto, se a ação foi movida apenas contra o síndico, este deverá contratar um advogado independente.