O que é Staphylococcus sp?

O que é Staphylococcus sp?

O Staphylococcus spp. são cocos gram-positivos da família Microccaceae, anaeróbicos facultativos, imóveis, não produtores de esporos e catalase positiva com ampla distribuição. É um dos agentes mais comuns responsáveis por surtos de intoxicação alimentar, por serem normalmente transmitidos aos alimentos.

Como se contrai a bactéria Staphylococcus?

O Staphylococcus aureus pode entrar no organismo por meio de ferimentos ou agulhas, principalmente no caso de pessoas hospitalizadas, que fazem uso de drogas injetáveis ou que precisam tomar injeções de penicilina regularmente, por exemplo, mas também pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto ...

Quais as principais características do Staphylococcus?

As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.

O que quer dizer Staphylococcus?

A Staphylococcus aureus é uma espécie das muitas do gênero dos estafilococos, um tipo de bactéria integrante da flora residente no corpo humano. Normalmente ela permanece no corpo sem causar doenças.

Como se pega a bactéria Staphylococcus Saprophyticus?

saprophyticus surgem principalmente quando a pessoa encontra-se com o sistema imune debilitado ou quando a higienização íntima não é realizada corretamente, favorecendo o desenvolvimento de bactérias na região genital e levando ao surgimento de sintomas de infecção urinária.

O que é bactéria Staphylococcus Saprophyticus?

Staphylococcus saprophyticus é uma bactéria cocoide (esférica), gram positiva, anaerobia facultativa, imóvel, não esporuladora, não encapsulada e de 0,5 a 1 mm de diâmetro. Possui atividade ureásica e carece de coagulase, o que permite diferenciá-la do Staphylococcus aureus.

Como se pega a bactéria Staphylococcus epidermidis?

Muitas vezes a presença de S. epidermidis no sangue não significa necessariamente infecção, pois já que se encontra na pele, durante o processo de coleta de sangue, pode haver entrada da bactéria na circulação, sendo considerada contaminação da amostra em muitos casos.

Qual a importância clínica do Staphylococcus Saprophyticus?

O S. saprophyticus representa um agente relativamente comum de infecções do trato urinário em mulheres jovens. Algumas espécies são importantes em veterinária. Os estafilococos produzem catalase, que os diferencia dos estreptococos, fermentam lentamente muitos carboidratos, produzindo ácido láctico, mas não gás.

O que é Staphylococcus coagulase?

Os estafilococos coagulase-negativa (ECN) são considerados patógenos potencialmente causadores de infecções no homem, principalmente aquelas relacionadas ao uso de dispositivos médicos.

Qual a diferença entre estafilococos e estreptococos?

- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva. Ex: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus.

O que é Staphylococcus aureus coagulase positiva?

Staphylococcus aureus coagulase-positivo é a espécie de estafilococos mais perigosa. A maioria das doenças por estafilococos ocorre com invasão direta do tecido e causa infecções cutâneas e de tecidos moles, pneumonia, endocardite ou osteomielite.

O que é Staphylococcus aureus na urina?

Risco crítico além da 'Staphylococcus aureus' Pode provocar pneumonia, meningite, infecção do trato urinário e sepse. Trata-se de uma família de bactérias. A mais conhecida é a Escherichia coli. Encontrada no intestino humano, ela causa infecção urinária, especialmente em mulheres.

O que pode provocar a bactéria Staphylococcus aureus na indústria alimentícia e na área médica?

Staphylococcus aureus. As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.

Quais doenças estão relacionadas ao Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.

Qual o meio de cultura para identificar Staphylococcus aureus?

Um exemplo de meio de cultura especial é o Manitol, um meio salino com indicador de pH que tem a sua cor alterada quando ocorre o processo de fermentação e produção de ácido. Nesse meio é possível a identificação da bactéria Staphylococcus aureus.

Como fazemos a diferenciação entre Staphylococcus aureus e Staphylococcus não aureus?

O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus. Consiste em juntar em um tubo de ensaio ou eppendorf 100 microlitros de plasma de sangue de coelho e uma suspensão de microrganismos (provenientes de caldo de cultura ou colônias de um meio sólido) e incubar a 37º C.

Qual a utilidade da produção de catalase e coagulase na identificação do Staphylococcus aureus?

Teste da catalase Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.

Como é feito o teste de coagulase?

O teste é realizado com plasma e o resultado apresenta-se positivo se após 24h a 37ºC o plasma coagular.

Como é feito o diagnóstico laboratorial do Streptococcus pneumoniae?

Este exame proporciona um diagnóstico ágil de pneumonia por pneumococo por meio da detecção de antígenos solúveis de S. pneumoniae na urina dos pacientes infectados. O teste é rápido e o resultado pode ser fornecido no mesmo dia do recebimento da amostra.