Como identificar talassemia no exame de sangue?

Como identificar talassemia no exame de sangue?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.

O que é talassemia no sangue?

A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.

Quem tem talassemia pode tomar sulfato ferroso?

Se você tem talassemia, não faz nenhum sentido tomar qualquer suplemento de ferro, pois não corrigirá a anemia. O uso de suplementos com ferro deve ser prescrito apenas em situações de deficiência de ferro, conforme o resultado de testes como a ferritina, ferro sérico e saturação da transferrina.

Quais são os tipos de talassemia?

Este é o tipo mais frequente de talassemia no Brasil e no mundo, e é classificada em três grupos básicos: talassemia menor (ou traço talassêmico); talassemia maior e talassemia intermediária.

Qual é a diferença entre talassemias e anemia falciforme?

“A anemia falciforme caracteriza-se por apresentar glóbulos vermelhos com forma alterada, parecidos com uma foice – daí o nome. Já a talassemia é provocada por um gene que interfere na produção de hemoglobina, fazendo com que os glóbulos vermelhos fiquem menores e com menos hemoglobina que o normal”, descreve a médica.

O que é Talassemia Alfa mínima?

TALASSEMIAS ALFA MÍNIMA E MENOR Talassemias são alterações genéticas e hematológicas causadas por deficiências nas produções de globinas alfa ou beta, principalmente, e que podem ser parciais ou totais.

O que é talassemia beta menor?

A talassemia beta menor (traço talassêmico) ocorre nos heterozigotos (beta/beta + ou beta/beta 0), que geralmente são assintomáticos com anemia microcítica leve a moderada. Esse fenótipo também pode ocorrer nos casos leves de beta +/beta +.

O que é HB h?

Hemoglobina H: hemoglobina anormal que ocorre em alguns casos de talassemia alfa. É composta de quatro cadeias beta (β) e ocorre quando há falta de síntese de cadeias alfa (α). Embora as cadeias beta (β) sejam normais, a função do tetrâmero não é normal.

O que é hemoglobina normal?

Valores de referência da hemoglobina Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.

O que é eletroforese de hemoglobina para que serve?

A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.

Para que serve exame eletroforese?

A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulina no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).

Mais tópicos