O que significa a palavra peia?

O que significa a palavra peia?

Significado de Peia substantivo feminino Dispositivo que segura os pés das bestas. [Figurado] Obstáculo, estorvo, impedimento. [Brasil] Correia, chicote. substantivo feminino plural [Brasil: Nordeste] Espécie de ligas de couro postas aos pés para subir em coqueiros.

O que é Subciência?

Significado de Subciência substantivo feminino Divisão de uma ciência. Ciência inferior.

O que é Subsidencias?

Em geologia, geografia e topografia subsidência refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.

Vai levar uma peia?

Surrar alguém; açoitar. -Toin se você se danar vai levar uma peia ! -A polícia chegou metendo a peia nos vagabundos.

O que é pé de peia?

de peia , Reg ( N.E. ) : V diabo , acepção 2. de poeira , Reg ( N.E. ) : a) alcunha de soldado de infantaria; b) indivíduo muito pobre e sem expediente.

Qual é o significado da palavra legislar?

1 Fazer ou decretar as leis que devem reger determinado país ou assunto: Uma das principais funções do Congresso Nacional é legislar. ... 3 Estabelecer ou decretar leis: Os políticos evitam legislar contra a corrupção administrativa.

O que significa a palavra concorrentemente?

advérbio De maneira concorrente; em que há concorrência: empresas que buscam concorrentemente licitações. Etimologia (origem da palavra concorrentemente). Concorrente + mente.

O que é uma função supletiva?

Que supre uma falta ou deficiência de algo. Complementar algo suprindo o que faltou. A união exerce função supletiva (e também redistributiva) no que se concerne a distribuição de verbas para o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação, visando ao padrão mínimo de qualidade.

O que é função redistributiva e supletiva?

educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

O que é a função redistributiva?

Quando se fala em função redistributiva na legislação educacional (LDB), quer dizer que o órgão (a união) especificado exerce o pleno direito de distribuir as verbas a serem aplicadas na educação, de forma equitativa conforme a necessidade das escolas públicas.

O que é uma política distributiva?

Políticas Distributivas: Desenvolvidas pelo Poder Legislativo, elas têm como objetivo a oferta de serviços do Estado e equipamentos. O orçamento utilizado nas políticas públicas distributivas é o público, ou seja, a sociedade financia atividades que beneficiam pequenos grupos ou indivíduos de camadas sociais distintas.