Quais são as possibilidades de uso das TIC no ensino de matemática?

Quais são as possibilidades de uso das TIC no ensino de matemática?

A utilização das tecnologias nas aulas de Matemática pode promover mudanças na dinâmica da sala de aula e também nas formas de ensinar e de aprender os conteúdos. ... A análise dos dados evidenciou que as TIC podem minimizar a exclusão digital e despertar nos alunos o interesse e a motivação para aprender Matemática.

Quais são as tendências da educação matemática?

Atualmente, podemos considerar como novas tendências em Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, História no Ensino da Matemática, Leitura e Escrita na Matemática, Educação Matemática Crítica e uso de TICs (tecnologias da informação e comunicação).

Qual a importância da Matemática no uso da tecnologia?

→ A tecnologia nada mais é do que uma representação dá linguagem matemática, toda tecnologia apresenta em sua estrutura, o cálculo para precisão e previsao das suas funções. É importante na hora de calcular memória, tempo para efetuar alguma coisa ou simplesmente prevê resultados.

Qual a contribuição da matemática e de suas descobertas para o desenvolvimento da sociedade e suas tecnologias Cite um exemplo?

Como citado pelo autor, a matemática é de suma importância para todos. Suas descobertas, importante para o crescimento e desenvolvimento da humanidade, ajudaram a entender as situações e problemas que nela está envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos.

Faz cálculos matemáticos e trata todas as informações que o sistema transmite?

Processador O núcleo do computador. Faz cálculos matemáticos e trata todas as informações que o sistema transmite. Também chamando de Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit) CPU, propriamente dito.

Como a matemática surgiu resumo?

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Qual a finalidade do ensino da matemática?

A Matemática permite comunicar, interpretar, prever e conjecturar. Dota a informação de objectividade e transforma-a em conhecimento fundamentado. A sociologia do conhecimento estabelece que as representações matemáticas, como de resto todas as representações científicas, são construções sociais.

Qual a importância do conhecimento da matemática para a Geografia?

Resposta. Explicação: Ao estudo de Matemática na Geografia, é um ramo que se preocupa em calcular o espaço geográfico, relação com a luz e o sol o que se resulta nos fenômenos de nossa superfície, medir o tamanho da terra, mapeando as coordenadas geográficas, etc.

Onde a matemática aparece no estudo da geografia?

Resposta. Resposta: Nas Ciências Humanas, área marcada pela densa leitura teórica, a matemática se mostra presente desde o período denominado como “Antes de Cristo”. ... Logo, bem nos primórdios da Geografia, parte dos seus problemas são relativos à forma da terra e à localização, tendo, por base, a matemática.

Qual a relação entre filosofia e geografia?

A compreensão do pensamento geográfico através do tempo histórico passa pela compreensão do pensamento filosófico. A Geografia tem suas origens no conhecimento global da antiguidade que buscava explicar o mundo e a existência do homem no mesmo, e era definido, ge- nericamente, como Filosofia.

Quais são os princípios da ciência geográfica?

Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão- localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.

O que é princípio de extensão?

O princípio da extensão diz que é necessário realizar uma delimitação do fato a ser estudado, de forma a localizar o mesmo na superfície terrestre. Sendo esse princípio difundido por Friedrich Ratzel (1844-1904), o que começou a dar início as divisões e estabelecimentos de regiões geográficas.

O que é princípio da conexão?

NJ Especial - Princípio da conexão liga o processo ao mundo de informações virtuais. ... É nesse contexto que surge o princípio da conexão, que diz respeito ao processo judicial em rede. A ideia aqui é que o juiz possa obter informações em outras fontes fora do processo na busca da verdade real para proferir sua decisão.

O que é extensão na geografia?

Extensão - concebido por Friedrich Ratzel (1844-1904): todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência em determinada porção do território, que pode ser delimitada. ... Causalidade - formulado por Alexander von Humboldt (1769-1859): todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas.

Qual é o princípio mais importante da geografia?

Resposta. Princípios da geografia, são eles: Extensão, analogia, causalidade, atividade e conexão.

Quais são os 4 conceitos geográficos?

Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.

Qual é o princípio da localização para geografia?

Resposta. Resposta: Explicação: localiza e delimita áreas em um mapa; identificando a paisagem, o espaço, ou o fato geográfico a ser estudado; ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir.

O que é o princípio da atividade?

PRINCIPIO DA ATIVIDADE. A LEI NOVA QUE SOBREVEM AO INICIO DO CRIME CONTINUADO, AINDA QUE MAIS SEVERA, E APLICAVEL A TODA A SERIE DE DELITOS QUE O UNIFICAM, SE O AGENTE PERSEVERA NA RESPECTIVA PRATICA, PORQUE ESTA ADVERTIDO DAS CONSEQUENCIAS DE SUA CONDUTA.

Mais tópicos