Qual é a função do varistor?

Qual é a função do varistor?

Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão".

O que tem por dentro de um DPS?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... Explicando o seu funcionamento de uma forma bem simples, o varistor é um resistor que tem uma resistência modificada pela tensão.

Como faço a leitura de um resistor SMD?

Os dois primeiros dígitos dão os três dígitos significativos da resistência, conforme uma tabela que deve ser consultada e que é dada a seguir. O terceiro símbolo é uma letra que indica o fator de multiplicação. Por exemplo, um resistor com a marcação 22 A é um resistor de 165 Ω.

Como medir a potência de um transistor?

É a conhecida fórmula (pelo menos deveria ser) P = V x I. No caso dos transistores, se for um bipolar ela “vira” PD = VCE x IC (os livros didáticos, às vezes, colocam PC referindo-se a potência dissipada no coletor).

Como saber se os transistores são NPN e PNP?

Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.

Como testar transistor PNP com Multimetro Digital?

→ Usar a escala com símbolo de diodo; → Colocar a ponta vermelha (se o transistor for do tipo NPN) ou a ponta preta (se o transistor for do tipo PNP) na BASE e a outra ponta nos terminais restantes (COLETOR e/ou EMISSOR).

Como saber se o transistor está bom ou não?

Se o multímetro for digital, meça a resistência em ambos sentidos. Num sentido o ohmímetro deve indicar um circuito aberto (resistência infinita). No outro sentido deverá indicar um valor baixo (frequentemente à volta de 600 Ω). Isso indica-lhe que o díodo está bom.

Como testar transistor com multímetro digital?

Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital

  1. O teste do transistor MOSFET é realizado em 3 etapas: ...
  2. Se o multímetro medir um valor entre 0,3V e 0,7V no sentido direto e OL. ...
  3. 3º) Com o multímetro na posição de diodo carregue o segundo capacitor. ...
  4. Para ligar o MOSFET, é preciso inserir uma tensão maior que 4,0 V entre os terminais Gate e Source do transistor.