O que é rede ou cadeia de frio?

O que é rede ou cadeia de frio?

A Rede de Frio ou Cadeia de Frio é o processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Quais as esferas de gestão da rede de frio?

A estrutura da rede de frios passa pelas três esferas da gestão , organizando-se nessa estrutura administrativa em armazenamento e distribuição. As instâncias de distribuição e armazenamento: Nacional, Estadual, Regional (conforme estrutura do estado), Municipal e Local.

Como deve ser feita a limpeza da geladeira na rede de frio?

Limpe tanto interna quanto externamente com pano umedecido com água e sabão neutro. Nunca jogue água no interior da geladeira. Em seguida ligue a geladeira, recoloque o termômetro, garrafas e bobinas. Feche a porta e deixe assim até alcançar a temperatura ideal.

Quem pode administrar vacinas?

O enfermeiro é o profissional responsável técnico e administrativo por todas as atividades da sala de vacina e sua supervisão é imprescindível para uma melhor qualidade do serviço e para o desenvolvimento das habilidades e competências de toda a equipe de saúde3.

Quais são os cuidados necessários no momento da aplicação de uma vacina injetável?

Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.

Quais as vias de aplicação das vacinas?

Técnicas de Preparo, Vias e Locais de Administração No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.