Como calcular o fator de forma?

Como calcular o fator de forma?

O fator de forma nada mais é do que uma conversão entre o volume do cilindro e o volume real da árvore. Para se calcular o volume do cilindro e obter a sua área seccional basta utilizar a altura comercial (Hc) e o diâmetro com casca tomado a 1,30 metro de altura na árvore (DAP).

Como calcular volume lenhoso?

Atualmente a maneira mais comum de se calcular o volume é função do diâmetro à altura do peito (DAP) e da altura que são variáveis mensuradas diretamente em campo, por meio da utilização de fitas diamétricas ou centimétricas o que possibilitará a obtenção de um dado mais confiável.

Como calcular o volume de madeira?

Para calcular o Volume Sólido (Vs) é só multiplicar o comprimento da pilha (CTP) pela altura média (AMP) pela largura (CMT). Vamos lá. Os passos para a marcação da pilha são os seguintes: 1.

Quantos metros cúbicos tem uma árvore?

O fuste (tronco) deverá estar em torno de 12 a 18 metros de comprimento, e um DAP (Diâmetro na Altura do Peito) entre 60 a 80 cm. De um modo geral, no espaçamento 5m x 5m = 400 árvores/ha, terá: Corte com 12 anos de 200 plantas = 0,90 m³ cada planta = totalizando 180 m³.

Quantos metros cúbicos possui um hectare?

Tabela de Hectares em Metros Quadrados
HectaresMetros Quadrados
1 ha
2 ha
3 ha
4 ha