Qual é a teoria de Platão?

Qual é a teoria de Platão?

O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

Qual a principal característica do pensamento de Platão?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...

Qual foi a contribuição de Platão para a Matemática?

A contribuição de Platão para a Matemática foi em relação à defesa do filósofo no que diz respeito à matemática pura. Isso quer dizer que o filósofo então contribuiu grandemente para o estudo da geometria, utilizando assim, figuras geométricas para que os alunos pudessem compreender o que de fato era o estudo.

É possível distinguir o pensamento de Sócrates das ideias de Platão?

1- Acredito que a maior diferença entre o pensamento de Sócrates e o de Platão consiste que enquanto aquele acreditava ser possível encontrar respostas (pelo método da maiêutica, com o uso da ironia, etc), este sabia que tal feito não seria possível, já que vivemos em um mundo imperfeito (o concreto) e a perfeição só ...

Qual é a principal diferença entre o pensamento de Aristóteles?

Verificado por especialistas. Platao defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. Já Aristóteles era um filosofo que defendia oEmpirismo, as idéias são adquiridas através de experiência...

Quais as contribuições de Platão e Aristóteles para o desenvolvimento da sociologia?

Explicação: Tanto Platão, quanto Aristóteles influenciaram a Educação Atual, mas a principal contribuição de ambos é crer na educação como a grande mola que pode modificar toda a sociedade, bem como a política, formando homens éticos, sábios e virtuosos.

Qual a importância dos pensadores Sócrates Platão e Aristóteles para formação do conhecimento científico?

Esses três filósofos da Grécia Antiga são referência básica para os conhecimentos filosóficos que fundamentam a ética, a política e a moralidade. ... Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu principal aluno, Aristóteles (384-322 a.C.), Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural e da ciência.

Por que Aristóteles é considerado o fundador do pensamento lógico e científico?

11. Aristóteles era um grande observador da natureza, considerado por muitos o primeiro biólogo que existiu, achava que o sensível e o inteligível deveriam estar unidos. Para o filósofo, “as coisas são o que são em sua própria natureza”, ou seja, o verdadeiro deve ser imanente.