Quais são os conceitos de genética?

Quais são os conceitos de genética?

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Qual o conceito de genética e hereditariedade?

Hereditariedade é um processo genético que possibilita aos seres vivos a ação de transmitir e receber informações genéticas por meio da reprodução. ... Os agentes responsáveis pela herança de informações e características genéticas de um ser vivo para outro são os cromossomos, o DNA e os genes.

Como explicar a genética?

A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Qual a importância da genética para a nossa vida?

Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.

Quais os tipos de exames podem auxiliar no diagnóstico e no aconselhamento genético?

Estes exames podem ser radiografias, ultra-sonografias, dosagens hormonais, diferentes tipos de exames de sangue e muitos outros, dependendo do caso.

Quais as pessoas ou famílias devem se submeter ao aconselhamento genético?

Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.

Em que situações é recomendável que se procure um serviço de aconselhamento genético?

O aconselhamento genético, portanto, só é indicado se o homem, a mulher, algum de seus filhos ou parentes apresentam doença genética herdada, como cardiopatias graves ou síndromes raras. Casos de abortos de repetição e casais cosanguíneos (primos de primeiro grau) também devem fazer a investigação.

O que é aconselhamento genético Brainly?

Aconselhamento genético é o nome dado a uma avaliação feita por um profissional ou equipe especializada em Genética Clínica, com a finalidade de identificar possíveis condições hereditárias capazes de afetar um indivíduo ou suas futuras gerações, tais como anomalias genéticas, erros inatos do metabolismo e deficiências ...