O que é impetigo bolhoso?

O que é impetigo bolhoso?

O impetigo bolhoso é caracterizado pelo aparecimento de bolhas na pele de tamanho variado que podem romper e deixar marcas avermelhadas na pele e é normalmente causada por bactérias do tipo Staphylococcus aureus ou do gênero Streptococcus.

O que é a bactéria Staphylococcus aureus?

Staphylococcus aureus é uma bactéria causadora de muitas infecções em nosso organismo, inclusive as intoxicações alimentares. O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva.

São quadros causados por Staphylococcus aureus?

A Staphylococcus aureus causa muitos tipos de infecção, desde furúnculos até septicemias (sepse), endocardites (infecções no coração) e abscessos – dependendo do lugar onde se encontra. Uma septicemia causada pela bactéria é uma doença grave, assim como a pneumonia que tem alta mortalidade.

Quais as principais doenças causadas pelo Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.

Quais doenças podem ser causadas pelo Streptococcus?

Doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pneumonia, meningite e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causadas por essa bactéria.

Quais as toxinas produzidas por S aureus?

S. aureus também produz outras toxinas de interesse humano como a toxina-1 da síndrome do choque tóxico, responsável pela síndrome do choque tóxico em humanos e as toxinas esfoliativas, causadoras da síndrome da pele escaldada.

Como evitar a intoxicação Staphylococcus?

Para prevenir a intoxicação estafilocócica, é importante manter os alimentos suscetíveis sob refrigeração. O aquecimento do alimento logo após a sua manipulação também ajuda a prevenir a intoxicação.

Quais os sintomas da doença do mofo?

A doença causada pelo mofo tóxico é uma condição muito predominante e pouco diagnosticada. As reações podem ser muito variadas, inclusive com sintomas exclusivamente psiquiátricos, como depressão, ansiedade, problemas de atenção, falta de clareza mental e insônia.

Como nasce um fungo?

Os fungos são seres heterótrofos que utilizam inúmeras fontes orgânicas de alimento. ... A reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por brotamento, fragmentação do micélio e por esporulação. No brotamento ou gemulação, os brotos se separam da célula original formando cadeias de células.

Quais as formas de sobrevivência dos fungos?

Os fungos fitopatogênicos habitantes do solo podem sobreviver por vários anos nesse ambiente por meio de estruturas de resistência, causando perdas em muitas culturas, por vezes, inviabilizando o pleno aproveitamento de vastas áreas agrícolas.