adplus-dvertising

O que faz um terapeuta transpessoal?

O que faz um terapeuta transpessoal?

A Psicologia transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e de seus Estados não ordinários e, neste sentido, congrega vários Recursos Técnicos como a Hipnose, a Meditação, o Relaxamento, e (no campo da pesquisa) experiência com alucinógenos (Grof, Huxley), além dos Estados Místicos de Tradições Espirituais.

O que significa a palavra transpessoal?

Transpessoal caracteriza-se por ser uma experiência que segundo Walsh e Vaughan, pode definir-se como “aquela e em que o senso de identidade ou do eu ultrapassa (trans + passar = ir além) o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo” (Walsh; Vaughan, 1997, p. 17).

Qual a diferença entre Logoterapia e psicologia transpessoal?

A Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico – prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro “Em Busca de Sentido” (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua ...

O que é terapeuta transpessoal sistêmico?

O que é a Terapia Transpessoal Sistêmica (TTS)? É uma nova abordagem terapêutica organizada pelo Terapeuta Transpessoal Sistêmico Jordan Campos há 12 anos, que unificou as melhores escolas filosóficas, psicológicas e em uma metodologia de ação prática e profunda, de ação no tripé corpo, mente e espírito.

Para que serve a Logoterapia?

A Logoterapia é uma abordagem com foco no sentido da vida, é a “terapia da esperança”, a “psicoterapia das alturas”, e pode ser utilizada para promover saúde através de prevenção e manutenção desta, ou seja, o foco está na saúde e não na doença.

O que é self transpessoal?

A palavra transpessoal significa “além do pessoal”, e isso reflete bem o seu objetivo principal, que é explorar o crescimento humano e ajudar as pessoas a descobrirem a essência profunda que existe além das dimensões do ego.

Quando surgiu a psicologia transpessoal?

A psicologia transpessoal surgiu nos EUA, em 1969, a partir do encontro de Abraham Maslow, Stanislav Grof e outros importantes psicólogos e teóricos. ... Palavras-chave: psicologia transpessoal; espiritualidade; experiências transpessoais; abordagem “bootstrap”; auto-realização.

Qual abordagem é considerada a segunda força em psicologia?

A 'Segunda Força' é a Psicanálise e todo o movimento psicanalítico. A Psicanálise, além de ser um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas, é um método de investigação que consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um indivíduo.

Quais são as forças da psicologia?

As 4 Forças da Psicologia

  • A PSICOLOGIA. ...
  • FORÇA: PSICANÁLISE. ...
  • FORÇA: BEHAVIORISMO OU PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL. ...
  • FORÇA: HUMANISTA. ...
  • FORÇA: TRANSPESSOAL.

Por que a psicologia humanista é considerada a terceira força da psicologia?

A abordagem humanista é considerada a terceira força da psicologia, sendo as duas primeiras a psicanálise e o behaviorismo. Ela enfatiza a natureza do ser humano criativo, o ser espontâneo, e busca ressaltar a qualidade especial efetiva e consciente das pessoas.

Qual é a força da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento humano?

A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como: História da Psicologia.

Quais os métodos mais utilizados no estudo do comportamento humano?

Dependendo da situação e do fenômeno que você deseja estudar, é possível usar muitos métodos diferentes. Assim, alguns dos mais utilizados são quase-experimentos, estudos com gêmeos, estudos de caso, metanálises, entrevistas estruturadas, estudos observacionais ou estudos de neuroimagem.

O que é um comportamento motivado?

Motivação ou estado motivacional é um impulso interior que nos leva a comportamentos que garantem a nossa sobrevivência, em primeira instância. ... Suas funções executivas são conhecidas como comportamentos motivados, pois são o resultado de uma motivação interna.

O que é motivação conceito?

Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.

O que é motivação emocional?

Todas as emoções sejam elas positivas (felicidade, alegria, satisfação e etc.) ... ou negativas (raiva, tristeza, angústia e etc.), estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de alguma motivação o desejo. Os padrões de expressão emocional são altamente variados.

Como ser motivador emocional?

Para melhorar a inteligência emocional de seus colaboradores é necessário desenvolver, em cada um, cinco aspectos, sendo eles:

  1. Autoconhecimento: ter ciência das próprias emoções e de si mesmo;
  2. Autocontrole: saber lidar com situações, mesmo as mais difíceis, além disso, lidar com as emoções (as próprias e as dos outros);

Como gerar razão e emoção?

  1. Equilibrar razão e emoção. A comum frase que diz “nenhum excesso é bom” tem bastante peso aqui. ...
  2. Buscar autoconhecimento. ...
  3. Pensar antes de agir. ...
  4. Identificar suas fraquezas. ...
  5. Exercitar a autoconfiança. ...
  6. Aprender a dizer não.

Como colocar em prática o equilíbrio entre razão e emoção?

Como manter o equilíbrio entre a razão e a emoção

  1. Faça uma reflexão. Com a vida agitada nesta sociedade contemporânea na qual vivemos – muitos estudos, trabalho, compromissos, pressão – acabamos esquecendo de dar um tempinho a nós mesmos. ...
  2. Corra atrás de seus sonhos, mas nunca passe por cima de ninguém. ...
  3. Evite discutir questões importantes de cabeça quente.

Qual é o lado do cérebro da razão e da emoção?

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

Qual o lado do cérebro da razão?

Assim, de acordo com a teoria proposta por Sperry, os lados do cérebro estão divididos entre as funções lógica e criativa, sendo o esquerdo responsável pela tomada de decisões “racionais” e o direito pelas escolhas “emocionais”.

O que cada lado do cérebro controla?

Os dois lados do cérebro Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.