Qual a origem do Maculelê?

Qual a origem do Maculelê?

O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira.

Como é a dança do Maculelê?

Maculelê a dança dos Capoeira, com bastões nas mãos os Capoeiras. A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada e acompanhada pela forte batida do atabaque.

Quais os elementos que constituem a dança do maculelê e do jongo?

  • O maculêle é composto por vários elementos, alguns deles são:
  • O atabaque: esse é o principal instrumento do maculelê.
  • A bateria: tende a ser composta por três atabaques, os quais são chamados de: • Rum: atabaque que emite um som maior e mais grave. • Rumpi: atabaque que possui um tamanho médio e um som mediano.

O que conta o Maculelê através de suas danças e cânticos?

Resposta. O Maculelê conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.

Quais são os instrumentos do Maculelê?

A música no Maculelê é composta por percussão e canto, sendo o atabaque o seu principal instrumento. São utilizados três atabaques, o Rum (atabaque maior com som grave), o Rumpi (atabaque de tamanho médio com som intermediário), e o Lê (atabaque pequeno com som mais agudo).

Quais são os fatores do movimento em dança?

São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

O que é a dança brasileira?

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. ... Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.

Quais são as principais danças da região Nordeste?

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Quais as características das danças folclóricas?

As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.